Elisângela Mesquita Silva, professora da Rede Municipal de Montes Claros há 28 anos, foi selecionada pelo Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores Alfabetizadores em Portugal – Alfabetização Baseada na Ciência (ABC), para participar de uma capacitação na Europa.
O programa é uma parceria entre a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e a Secretaria de Alfabetização (Sealf) do Ministério da Educação (MEC). O processo seletivo ofereceu 100 vagas para o aperfeiçoamento de professores das redes públicas de Educação Básica que trabalham com alfabetização, sendo duas vagas para cada Estado do Brasil. A professora foi classificada em 24º lugar, no país.
O curso de aperfeiçoamento tem duração de seis semanas, carga de 240 horas, e acontecerá entre os meses de novembro e dezembro deste ano. As aulas, presenciais, serão dadas em parceria com a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. As atividades práticas e visitas às escolas serão acompanhadas pelo Centro de Investigação e Intervenção na Leitura (CiiL) do Instituto Politécnico do Porto (IPP).
A professora atua no cargo de diretora técnico-pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, na gestão das equipes de trabalho da Educação Infantil, Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano, Educação de Jovens e Adultos, Educação Inclusiva, Projetos de Intervenção Pedagógica e Formação Continuada de Professores.
Sua experiência em desenvolver projetos de intervenção voltados para a recuperação da aprendizagem dos alunos e a formação continuada dos professores nas escolas públicas municipais foi primordial no processo de seleção. “Essa é a oportunidade de apresentar as boas práticas de alfabetização desenvolvidas pelas escolas públicas municipais e buscar práticas exitosas em Portugal, para aplicar em 2023”, destacou Elisângela.
Para a secretária de Educação da Prefeitura de Montes Claros, Rejane Veloso Rodrigues, “é importante que professores de outros estados do Brasil, bem como de Portugal, conheçam as ações pedagógicas desenvolvidas pelas escolas públicas municipais de Montes Claros”.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025