Imagem de destaque Psicólogos e assistentes sociais afirmam importância da inserção na rede de Ensino da Prefeitura

09/09/2021 - 16:11 | atualizado em 09/09/2021 - 16:50
ASCOM | Texto: Luis Carlos Gusmão | Fotos: Acervo Pessoal | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

Em tempos de pandemia, a Prefeitura de Montes Claros está contratando psicólogos e assistentes sociais para atuarem na rede municipal de Ensino, em decisão que vem sendo comemorada pelas duas classes profissionais. Além de atuarem diretamente no auxílio à aprendizagem, eles também atenderão aos familiares dos estudantes, como forma de combater a evasão escolar. O resultado preliminar do processo já foi divulgado (confira aqui e aqui).

O psicólogo e psicanalista Antonio César Silva acredita que a iniciativa é compatível com a atual situação vivida pela sociedade, atingida pela COVID-19. “Agora, com o retorno às aulas presenciais, a participação ativa do profissional da Psicologia é fundamental para que o sofrimento possa ser escutado e as pessoas acolhidas”, diz.
Silva lista problemas com os quais tem se deparado na sua prática profissional, por conta da pandemia. Entre eles, perda de interesse do aluno em retornar aos estudos e situação de desemprego nas famílias, o que exige a presença do psicólogo.

A psicóloga Zilene Campos Gusmão, terapeuta de família, considera que as perdas advindas da pandemia causam dores e sofrimentos não só aos pais e alunos, mas também aos professores, considerando que a atividade docente é uma das profissões que mais exige o trabalho mental. Zilene alerta para a sobrecarga emocional acumulada pelos educadores ao ter que cuidar de problemas extraclasse, envolvendo alunos e seus familiares, e que o desgaste emocional gerado afeta a todos. Por isso, a profissional avalia ser louvável a decisão do Município de contratar psicólogos e assistentes sociais para dar o suporte necessário.

Para o psicólogo Antônio Carlos Ferreira, profissionais como psicólogos e assistentes sociais, em conjunto com professores e pedagogos, são imprescindíveis neste momento de retomada das aulas presenciais. Ele explica que a Psicologia avalia o impacto da pandemia na saúde mental de cada indivíduo da comunidade escolar e oferece meios de enfrentamento dessa nova situação, buscando prepará-lo para esse novo momento. Já o Serviço Social analisa os impactos da pandemia na estrutura familiar, sobretudo devido às dificuldades financeiras. “Como sabemos, os impactos da pandemia incidem de maneira mais intensa sobre as pessoas mais carentes. Por isso, a presença do assistente social é de fundamental importância”, pontua.

A assistente social Marina Mendonça Maciel Pereira considera a decisão do Município muito importante, pois é uma "oportunidade para excelentes profissionais estarem atuando e auxiliando a população durante esse momento tão delicado".