A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), promoveu mais um treinamento voltado aos pequenos produtores da Agricultura Familiar que fornecem hortifrútis para a merenda escolar do Município.
Segundo a coordenadora de Nutrição e Segurança Alimentar da SME, Mariana Mendes Pereira, o objetivo das capacitações continuadas é melhorar ainda mais a qualidade da merenda servida nas escolas, "de modo que a escola receba um alimento de qualidade. Então, precisamos pensar na entrega e separação das mercadorias, envolvendo um processo que influencia diretamente na qualidade do alimento enviado às escolas".
A secretária municipal de Educação, Rejane Veloso Rodrigues, destacou a importância de contar com a Agricultura Familiar da área rural de Montes Claros, já que isso valoriza a produção do pequeno agricultor. Rejane anunciou que foram adquiridos recentemente veículos para reforçar a logística do transporte da merenda escolar.
O protocolo seguido pelo Município está em conformidade com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), implantado pelo governo federal em 1995 e que, entre outras medidas, promove o fortalecimento da agricultura local; estimula o hábito da alimentação saudável; respeita a diversidade da cultura alimentar de cada região. Além disso, o Programa também defende boas práticas, desde a colheita até a distribuição dos produtos.
Segundo a coordenadora de Nutrição, as práticas também envolvem a pós-colheita, quanto à classificação, embalagem, manuseio e transporte dos hortifrútis. "Esses cuidados são muito importantes, já que 95% dos danos às frutas, por exemplo, são causados pelo manuseio inadequado. Daí a necessidade de veículos adequados para o transporte da mercadoria, bem como o recebimento, conferência, seleção, pesagem, armazenamento, distribuição e higiene", enumera Mariana.
Para o pequeno produtor Vanderlei Bonfim Lopes, o treinamento foi muito válido, por ter ensinado os agricultores a lidarem com alimentos perecíveis e oferecerem cada vez mais qualidade. “Então todos ganham: nós, produtores, ao sabermos lidar melhor com todo o processo, da colheita até a entrega; e os estudantes, que vão receber uma merenda de qualidade”, finaliza.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025