O fim de semana foi de muita diversão e aprendizado para os alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Zizinha Ribeiro. Localizada no bairro Santo Amaro, a escola reuniu toda a comunidade escolar para participar do seu 1º Festival de Teatro, apresentando histórias da literatura infantojuvenil que foram transformadas em peças teatrais.
O evento contou com a participação do projeto "Montes Claros na Trilha da Leitura", da diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME), Elisângela Mesquita Silva, e das autoras Edmara Rosa, Éllen Santa Rosa e Marismar Borém, esta última representada por sua mãe, Berta Medeiros.
Para a diretora Renata Maia, a iniciativa é uma forma de incentivar a leitura e a criatividade dos jovens estudantes. “Nós trabalhamos o Festival de Teatro como uma ferramenta de incentivo à leitura, à escrita, e também como uma oportunidade de promover a participação da família na vida escolar dos alunos”, avalia.
Para serem interpretados no festival foram escolhidos livros de Monteiro Lobato e das autoras montes-clarenses presentes no evento. “O evento mostra a grandiosidade do trabalho que vem sendo desenvolvido no Município, há dez anos, com o Trilha da Leitura, que incentiva a leitura de literatura em todos os espaços, através dos mais diferentes suportes e meios. Plantamos sementes; agora, é hora de colher os frutos", observou Éllen Santa Rosa, coordenadora do Trilha da Leitura.
A professora Luciene Pimenta se emocionou com a história “O Menino Catopê”, que encantou a todos ao contar a história do seu pai, Mestre Zanza, importante nome da cultura de Montes Claros, recentemente falecido. “O desenvolvimento do trabalho ofereceu lições inestimáveis sobre comunicação verbal, linguagem corporal, respeito à cultura, além da participação da família, fortalecendo esse elo tão importante para a formação das crianças”, avaliou.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025