Imagem de destaque SEMEAR LITERATURA: CULTIVAR LEITORES - Trilha da Leitura se inspira no cultivo das sementes para plantar o gosto pela leitura

SEMEAR LITERATURA: CULTIVAR LEITORES - Trilha da Leitura se inspira no cultivo das sementes para plantar o gosto pela leitura

10/04/2024 - 12:25 | atualizado em 10/04/2024 - 14:25
ASCOM | Texto: Jerusia Arruda | Fotos: Ricarte de Normandia | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

Todos os anos, o Sistema Municipal de Ensino de Montes Claros seleciona um tema ligado à preservação ambiental para nortear todo o trabalho desenvolvido na Educação Infantil. Para este ano, o tema escolhido foi ‘Sementes, a mágica da vida’, ensinando as crianças a preservar para perpetuar as espécies de plantas, através do estudo das sementes.

A secretária municipal de Educação, professora Rejane Veloso Rodrigues, explica que trabalhar as questões ambientais já na Educação Infantil contribui para desenvolver, desde a infância, uma nova consciência em relação à preservação. “No ano passado, foi trabalhada a reciclagem, incentivando as boas práticas na separação de materiais recicláveis e a coleta seletiva junto à comunidade escolar. Nesse ano, o tema vai estimular a curiosidade das crianças em relação ao surgimento da vida, através das sementes. É um projeto importante porque, além da promoção do conhecimento de forma transversal, também integra a comunidade escolar e todas as áreas da gestão municipal”, avalia.

A temática da Educação Infantil serve de inspiração para os demais segmentos, que também promovem atividades especiais alinhadas ao tema. O projeto Montes Claros na Trilha da Leitura, por exemplo, se inspirou na abordagem das sementes para o tema de trabalho desse ano: ‘Semear Literatura: Cultivar Leitores’. “O objetivo é desenvolver ações que proporcionem aos alunos a vivência de experiências de leitura literária, concebendo o ato de semear e cultivar sementes como pretexto poético e reflexivo em suas mais diversas nuances, a fim de favorecer vivências afetivas, éticas, estéticas e contribuir para a prática do letramento literário e da formação do leitor”, explica a professora Ellen Santa Rosa, coordenadora do projeto.

O tema é tão abrangente que o Trilha da Leitura está trabalhando inclusive com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Das dez escolas que oferecem a modalidade de ensino, três já receberam o projeto, promovendo uma grande interação entre alunos e professores através da literatura e da reflexão sobre as sementes. “O projeto será levado a todas as unidades de ensino municipais, e já estivemos com os alunos da EJA nas escolas Jason Caetano II, Dominguinhos Pereira e Zizinha Ribeiro. O projeto tem mostrado que, na literatura, as sementes representam o início, o potencial, o crescimento. São símbolos de esperança, renovação e possibilidades, tanto na natureza quanto na arte literária e no desenvolvimento da própria vida”, observa Santa Rosa.

Na escola Jason Caetano II, no bairro Santo Antônio, a passagem do Trilha da Leitura promoveu momentos prazerosos de leitura e escrita. “Os alunos mostraram grande interesse pelas atividades, dinâmicas e brincadeiras, e o aprendizado fluiu de forma natural e com muita empatia”, avalia a diretora Leila Robério.

Ao longo do semestre, o Trilha da Leitura passará por todas as escolas municipais, semeando literatura e cultivando leitores.