Com o tema “Pedras no caminho da preservação do meio ambiente”, a equipe do Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura, da Secretaria Municipal de Educação (SME) da Prefeitura de Montes Claros, realizou na última terça-feira, 1º de junho, de forma online, pelo canal da SME no Youtube, sua "2ª Oficina Virtual de Contação de Histórias" para os educadores municipais.
Em alusão ao Dia do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, a Turma da Leitura convidou os participantes para abrir, de forma metafórica, a sua janela para ver as pedras no caminho da preservação do meio ambiente. “Com textos poéticos e alusivos ao tema, enfocamos as pedras que existem no caminho da preservação da natureza, com falas de parceiros defensores do meio ambiente, como ativistas e a polícia ambiental. Além disso, livros que abordam o tema foram socializados através da contação de histórias. Marismar Borém, escritora, falou sobre o seu livro Bob, uma história de adoção, chamando a atenção para o abandono de animais”, explica a coordenadora do Trilha, Éllen Santa Rosa.
As oficinas
As oficinas, que acontecem mensalmente, visam socializar práticas de contação de histórias desenvolvidas pelas instituições educacionais, de acordo com a agenda pedagógica anual da Prefeitura. São ofertadas dicas de como contar histórias remotamente, montagem de vídeos de contação de histórias, dicas de livros e de autores, sempre no intuito de colaborar com os professores na produção de suas histórias. A próxima oficina será no dia 10 de agosto.
“Sabemos que, neste tempo de pandemia, muitas pedras apareceram no nosso caminho. Com o distanciamento social, muitos de nós passamos a ver o mundo pela janela: do computador, do celular, através das aulas remotas e outras atividades de comunicação. Dessa forma, a literatura nos ajuda a ver além... abrir a janela e ter a coragem de enfrentar as pedras. Inclusive aquelas que machucam o meio ambiente”, destaca Éllen.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025