O projeto Montes Claros na Trilha da Leitura, da Secretaria de Ensino da Prefeitura, retomou, de forma segura (máscara, álcool em gel, distanciamento social), as apresentações presenciais de teatros nas escolas. Após um longo período de lives e atendimentos virtuais, a equipe apresentou o teatro “Viagem literária: um tesouro de mapa!” na Escola Municipal Professora Eunice Carneiro, nos dias 23 e 24 de setembro, e no Cemei Professora Maria das Dores Rodrigues, no dia 28.
O novo tema de trabalho, proposto para o segundo semestre deste ano, tem o objetivo de proporcionar possibilidades de leitura literária em casa e na escola, tanto virtuais, por meio da biblioteca online disponibilizada na página do projeto, quanto presenciais, nas escolas, com os livros dos cantinhos de leitura e das bibliotecas.
“A viagem é um dos motivos recorrentes na literatura, considerando que o ato de ler pode proporcionar inúmeras viagens imaginárias. É uma alegria proporcionar esses momentos presenciais nas escolas novamente. Mesmo usando máscara, é possível ver o encantamento dos alunos através dos olhares e reações. É a literatura cumprindo o seu papel de afetar, emocionar. É um direito de todos e garanti-lo é missão do nosso projeto. Gratidão a Deus por esse momento presencial de partilha e encantamento estar de volta!”, destaca a coordenadora do Trilha, Éllen Santa Rosa.
Ainda de acordo com a coordenadora, todas as medidas de segurança (álcool, distanciamento social, máscara...) foram tomadas e a história foi contada várias vezes em cada escola, a fim de garantir um número menor de alunos no pátio, de cada vez. “Lembramos que ao final do trabalho as escolas nos enviarão a atividade escrita, que consiste num Diário de Bordo comum a todos os segmentos de ensino, desenvolvido ao longo do trabalho”, completa Éllen.
Outras informações sobre o projeto e suas etapas podem ser conferidas aqui.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025