Ao celebrar dez anos do projeto Montes Claros na Trilha da Leitura, a Secretaria de Educação de Montes Claros, por meio da Coordenadoria do projeto, apresenta a temática para o primeiro semestre de 2023, “Memórias Literárias: o direito de fabular”, com objetivo de oportunizar aos estudantes experiências de leitura em casa e na escola, a partir de textos literários que contemplem a memória como pretexto poético e reflexivo.
O lançamento da nova temática foi realizado nesta sexta-feira (10/03), no auditório da Escola Técnica, com participação da secretária de Educação Rejane Veloso, da Coordenadora do projeto Ellen Santa Rosa, e de professores de apoio, diretores e supervisores do Sistema Municipal de Ensino.
Rejane Veloso destaca a importância do projeto, que há dez anos vem promovendo a literatura e o incentivo à leitura. “O acesso à cultura e à literatura é uma porta para transformar o pensamento crítico diante de tudo que nos cerca. Ao incentivar a leitura, o Trilha da Leitura abre essa porta, potencializando o desenvolvimento dos nossos estudantes”, avalia.
De acordo com a coordenadora, Ellen Santa Rosa, a proposta da nova temática é trazer à tona a importância da memória literária afetiva na formação do indivíduo. “Aquela lembrança de uma história ouvida que surge por meio de elementos sensoriais e emocionais, desenvolvidos a partir de gatilhos específicos, como sons, cheiros, sabores e cores que remetem a determinado momento vivido”, explica.
O Trilha da Leitura é desenvolvido nas escolas, com participação de todos os alunos do Sistema Municipal de Ensino, desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental até a EJA. “O projeto carrega no seu bojo o ideal de uma educação humanizada a partir de comunidades leitoras, ao possibilitar à escola o desenvolvimento de ações que oportunizam a leitura com vistas ao letramento literário, nos seus mais diversos ambientes”, conclui Ellen.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025