Imagem de destaque VI ENCONTRO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - Evento celebrou as conquistas dos estudantes de Montes Claros

VI ENCONTRO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - Evento celebrou as conquistas dos estudantes de Montes Claros

26/06/2026 - 12:09
SECOM | Texto: Secretaria de Educação | Fotos: Mauro Fernando

A Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros realizou, na noite do dia 17 de junho de 2026, o VI Encontro da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino. O evento aconteceu na Escola Municipal Dominguinhos Pereira e reuniu estudantes, professores, gestores escolares, equipes pedagógicas, autoridades municipais e convidados para celebrar as conquistas da modalidade e apresentar os resultados de importantes projetos desenvolvidos ao longo do primeiro semestre.

Participaram do evento o prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães; o vice-prefeito, Otávio Rocha; o secretário municipal de Educação, Charles Gutemberg; e a diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Renata Maia. Durante seus pronunciamentos, as autoridades ressaltaram a importância das oportunidades educacionais para jovens, adultos e idosos do município como instrumento de transformação social, inclusão e construção de novas oportunidades.

O VI Encontro da EJA marcou a culminância do projeto “Empreender, Inovar e Despertar Competências”, desenvolvido pela equipe da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação. A iniciativa teve como objetivo estimular o protagonismo estudantil, a criatividade, a inovação e o desenvolvimento de competências essenciais para a vida cidadã e para o mundo do trabalho.

O evento contou com a participação dos estudantes das Escolas Municipais Dominguinhos Pereira, Hilda Carvalho Mendes, Jair de Oliveira, Jason Caetano II, João Valle Maurício, Joaquim José de Azevedo, Mestra Fininha, Professora Maria de Lourdes Pinheiro e Zizinha Ribeiro, que puderam compartilhar experiências e conhecer os trabalhos desenvolvidos pelas diferentes unidades escolares.

A equipe da Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Pinheiro destacou a relevância da iniciativa e parabenizou a Secretaria Municipal de Educação pela realização do VI Encontro da EJA e do projeto “Empreender, Inovar e Despertar Competências”. Segundo a equipe da unidade escolar, o evento foi organizado de forma exemplar, com objetivos claros e atividades significativas que valorizaram o protagonismo dos estudantes. Ela também ressaltou a emoção de acompanhar o envolvimento dos alunos, especialmente dos estudantes premiados no concurso de escrita da Trilha da Leitura, que demonstraram talento, dedicação e sensibilidade. Para a equipe escolar, iniciativas como essa fortalecem a Educação de Jovens e Adultos e inspiram toda a comunidade escolar.

Outro destaque da programação foi a participação do projeto Montes Claros na Trilha da Leitura, coordenado pela professora Éllen Santa Rosa. A iniciativa, voltada ao fortalecimento das práticas leitoras e ao incentivo à produção escrita, promoveu o concurso de poemas “Cada Página uma Emoção – A Literatura como Espaço Simbólico de Vivência das Emoções”, que premiou estudantes de diferentes etapas da EJA.

A Coordenadoria de Educação Ambiental também integrou a programação do encontro, contribuindo para o fortalecimento das ações educativas desenvolvidas pela rede municipal.

Durante a noite, os participantes prestigiaram a Feira do Empreendedorismo, espaço de integração e aprendizagem prática que proporcionou aos estudantes uma experiência simulada de comércio. Utilizando dinheiro fictício, os participantes puderam realizar compras em barracas organizadas com produtos arrecadados por meio de doações promovidas pela Secretaria Municipal de Educação. A atividade permitiu vivências relacionadas à educação financeira, ao consumo consciente e ao empreendedorismo, tornando o aprendizado ainda mais significativo.

A programação foi concluída com apresentação musical da cantora Paulinha, proporcionando um momento de confraternização, celebração e valorização das conquistas alcançadas pelos estudantes da Educação de Jovens e Adultos ao longo do semestre.