O ambiente escolar, além de proporcionar uma formação acadêmica adequada, ainda é fundamental para a socialização de crianças e adolescentes. Em 2020, com o avanço da Covid-19, que acabou se tronando uma epidemia mundial, as aulas presenciais tiveram que ser interrompidas para a adoção de medidas restritivas de distanciamento social.
Em Montes Claros, apenas na Rede Pública Municipal, são cerca de 30.000 estudantes, divididos em 106 unidades de ensino espalhadas pela área urbana e na zona rural, em turmas de educação infantil em tempo integral; maternal I e II; pré-escola; Programa de Educação de Jovens e Adultos; ensino fundamental regular; fundamental integral; e educação especial.
Com o Decreto Municipal nº 4204, publicado em 26 de abril de 2021, foi criado um cronograma para o retorno das aulas presenciais em Montes Claros. A iniciativa leva em consideração que o Município atingiu as metas epidemiológicas para o retorno das atividades presenciais graças às medidas de distanciamento social adotadas pelo Município e ao avanço da vacinação contra a Covid-19 na cidade.
Assim, ficou definido que as turmas de nível maternal e infantil poderão retornar com suas atividades presenciais imediatamente; as turmas de nível fundamental, a partir de 3 de maio; médio, a partir do dia 10; superior e de pós-graduação, a partir do dia 17; e escolas de idiomas e similares, a partir do dia 17. O novo decreto determina que o retorno das aulas presenciais, na rede privada e pública, respeite integralmente os protocolos estabelecidos pelo Decreto Municipal n.º 4169, de 8 de fevereiro de 2021.
O decreto também estabelece que, a partir do dia 24 de maio, poderá haver o revezamento dos alunos no ensino presencial com o comparecimento de, no máximo, 50% dos estudantes em cada dia, devendo os demais alunos acompanhar as aulas de forma virtual ou através de material didático específico com o conteúdo ministrado em sala de aula.
Para a manutenção do retorno das atividades presenciais, ainda foi definido que haja, na rede municipal de Saúde, ocupação máxima de 85% dos leitos clínicos de Covid-19 e de 80% dos leitos em Unidades de Tratamento Intensivo, além da observação de tendência de queda ou manutenção dos índices dos dez dias anteriores.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025