Imagem de destaque Encerramento do ‘Programa de Educação pela Cultura’ na Escola Dú Narciso

Encerramento do ‘Programa de Educação pela Cultura’ na Escola Dú Narciso

10/11/2017 - 13:09 | atualizado em 30/06/2020 - 14:26

Farley Henrique (Educamoc)

Com o tema ‘Vamos brincar de Índio?’, a Escola Municipal Dú Narciso realizou na manhã desta sexta-feira, 10, um evento como encerramento das atividades do ‘Programa de Educação pela Cultura’, um estudo sobre a história indígena e afro-brasileira.

O Programa, promovido pelo Instituto Alpargatas (IA) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), e desenvolvido desde o mês de agosto em 10 unidades de ensino do município, visa, por meio de atividades interdisciplinares, promover ações de resgate da cultura popular brasileira.

Evento

Durante o evento, que contou com a presença dos pais e familiares dos alunos, da representante do IA, Helen Mariana Santos; da coordenadora de projetos educacionais da SME, Antônia Deuslange; e do analista de conteúdos curriculares da SME, Luís Vieira, os alunos realizaram apresentações artísticas voltadas para o tema.

Na abertura, um grupo artístico da comunidade apresentou a Dança dos Caboclinhos. Os alunos do 1º ano apresentaram a dança: ‘Vamos brincar de Índio?’, tema do evento. Na sequência, foi a vez das turmas do 4º ano, vespertino e matutino, com as danças: ‘Ritmo quente’ e ‘Festa do Boi’. Os alunos do 2º ano, acompanhados pela platéia, por meio de palmas, apresentaram a canção: Ten Little Indians (Dez Indiozinhos). O encerramento ficou com a dupla do Grupo Saruê, que apresentou as danças: ‘Cunhã e Pajé’ e ‘Dabacury’, que contou com a participação dos alunos e alguns participantes do evento.

“Mais que as apresentações, o que a gente percebe é que existe um envolvimento não só da escola, dos professores, dos alunos, mas da família, da comunidade. Para que um projeto cultural dê certo, com certeza todas essas pessoas têm que estar realmente envolvidas, pra poder fazer esse resgate, essa importância da cultura indígena nas nossas tradições, na nossa atualidade. Gostaria de agradecer muito a direção da escola e a participação de todos, e desejar sucesso nos próximos projetos”, destaca a representante do IA, Helen Mariana Santos.

De acordo com a diretora da escola, Mary Rodrigues, o Programa, que foi desenvolvido “por meio de pesquisas, vídeos, entre outros, contou com a participação intensa dos alunos e professores”. “Contribuiu muito porque toda a comunidade envolveu e a gente pode resgatar a questão cultural, a questão de valores... E todos os alunos só ganharam com isso”, afirma Mary.

Mais

As apresentações de encerramento do Programa continuam em mais nove escolas ainda neste mês de novembro. No dia 11 será nas escolas Dr. Alfredo Coutinho, Rotary São Luiz e Geraldo Pereira de Souza. No dia 13 acontece na João Valle Maurício e E.M. Jason Caetano II. No dia 14 na Hilda Carvalho Mendes, e no dia 21 nas escolas Caio Lafetá, Mariana Santos e Crisantino Borém. 

Fotos: Mauro Fernando (Educamoc)

Leia também:

Culminância do projeto Cultura Afro Brasileira nas escolas do município

‘2º Dia L Municipal - Dia da Leitura’ é celebrado nas unidades de ensino

Resultado da seleção para Formador Local do PNAIC 2017/2018

Plataforma Freire: aberto prazo para cadastro de currículo e solicitação de vaga para cursos