Imagem de destaque Escolas do Campo participam de evento em culminância ao projeto “Cultura Afro Brasileira"

Escolas do Campo participam de evento em culminância ao projeto “Cultura Afro Brasileira"

06/09/2018 - 11:42 | atualizado em 30/06/2020 - 14:26

Farley Henrique (Educamoc)

Aconteceu na última terça-feira, 04 de agosto, no CAIC Américo Souto (Renascença), uma manhã de apresentações em culminância ao projeto “Cultura Afro Brasileira", com a participação das 12 escolas municipais, do Campo de Pequeno Porte, participantes deste projeto, que visa valorizar a cultura Afro e suas contribuições na formação cultural do povo brasileiro. 

Durante o evento, os alunos das escolas municipais Barão do Gorutuba, Benedito Maciel, Camilo Ferreira, Celme Borém, Elvira Alves Durães, Hildeberto de Freitas, Joaquim Rodrigues da Rocha, José Alves Malheiros, Lourenço Sampaio, Manoel Ferreira, Profª Julia Aguiar e Santa Clara apresentaram danças, poemas, teatro, brincadeiras e jogos que ressaltavam a contribuição da cultura afrodescendente na formação cultural do povo brasileiro. 

O evento, que faz parte do "Programa Educação pela Cultura" promovido pelo Instituto Alpargatas (IA) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), contou com a presença do secretário municipal de Educação, Benedito Said, de representantes das unidades de ensino, do IA e da SME, e do diretor da coordenadoria de Igualdade Racial de Montes Claros, José Gomes Filho. 

“Esse momento foi de suma importância. Pra nós, da Coordenadoria da Igualdade Social, que trabalhamos e incentivamos a questão cultura afro-brasileira e afro-indígena nas escolas, esse evento é um grande passo, onde as crianças demostraram um conhecimento grande sobre a cultura afro-brasileira. Estou muito feliz e acho que foi bastante positivo esta ação.”, comenta José Gomes.  

O Projeto 

Ao longo do desenvolvimento do projeto Cultura Afro Brasileira, que acontece em todas as cidades onde o instituto tem parceria, os alunos, acompanhados pelos professores, realizaram, em sala de aula e espaços externos aos educandários, um estudo da história afro-brasileira, com foco nas tradições e contribuição na formação do povo brasileiro.   

“Este é um projeto grandioso. Aqui na cidade estamos presentes em 100% das escolas municipais de Ensino Fundamental. Realizamos essa culminância ao longo dos últimos dias em 31 escolas e a gente pode ver o quanto esse projeto é abrangente dentro da contextualização pedagógica pra um resgate da cultura da formação do povo brasileiro. Estamos extremamente satisfeitos. O que a gente viu em relação aos outros anos foi uma mudança radical de melhoria, de crescimento, de envolvimento, de comprometimento dos alunos, familiares, professores, gestores e todos que fazem a escola. Só temos a agradecer a Secretaria Municipal de Educação e a Prefeitura de Montes Claros por essa excelente parceria”, destaca o diretor executivo do Instituto Alpargatas, Berivaldo Araújo. 

Fotos: Farley Henrique (Educamoc)

Leia também:

Culminância do projeto “Cultura Afro Brasileira"

Semana da Família na Ruy Lage

Cerimônia marca a abertura da Semana da Pátria em Montes Claros

Escola Caio Lafetá promove momento de conscientização sobre DST’s e gravidez na adolescência