Eduardo Brasil (ASCOMPMMC)
Através de iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, estudantes da Rede Municipal de Ensino de Montes Claros terão ao longo de todo o ano letivo de 2016, um assunto inédito nas salas de aulas: o mosquito Aedes Aegypti e a ameaça que ele representa para a saúde das pessoas. É o que propõe o Projeto SIEC – Semana de Integração Escola Comunidade, que será lançado no próximo dia 13 de fevereiro (sábado), com abertura oficial no Caic do Maracanã, às 08 horas.
O projeto, cujas atividades serão conduzidas por equipes gestoras do corpo docente de cada escola municipal, tem o objetivo de tornar o estudante um conhecedor do mosquito transmissor de doenças graves como dengue, chikungunya e zica vírus, em todas as suas fases, sendo, portanto, capaz de executar ações eficazes para combater o seu surgimento e a sua proliferação.
AULAS INTERATIVAS
Além dos estudantes, a participação dos pais, tanto na conscientização quanto na prática do combate ao mosquito, será fundamental para o sucesso do projeto.
“Até porque 80% dos índices de infestação do vetor ocorrem dentro das residências, o que torna a dona de casa um agente especial para combatê-lo”, informa Regiane Braga, coordenadora do Setor de Educação em Saúde, do Centro de Controle de Zoonoses, órgão especialmente convidado pela Secretaria Municipal de Saúde para participar das ações.
“As aulas sobre o tema serão interativas, ou seja, com a participação dos pais, o que atende ao projeto no seu objetivo de promover a união entre o ambiente escolar e a comunidade. Essa ligação será feita através de atividades esportivas, culturais e pedagógicas, sempre relacionadas ao combate ao vetor”, completa a coordenadora.
INTERESSE
Ainda de acordo com Regiane Braga, todas as escolas municipais de Montes Claros já estariam aptas a iniciarem as aulas interativas e as atividades previstas no projeto e que, em algumas delas, isso acontecerá já a partir de quinta-feira, dia 11 de fevereiro.
“Algumas escolas se anteciparão ao lançamento do projeto reunindo alunos, pais e professores na sala de aula. Isso demonstra que ele foi bem recebido e que há um interesse muito grande de todos em participar, de dar a sua contribuição contra a ameaça cada vez maior do Aedes Aegypti nas nossas vidas”, conclui Regiane Braga.
Foto: Fábio Marçal
Leia também:
Cronograma para designações de vagas para o ano letivo 2016
Prefeitura de Montes Claros Divulga atualização de lista de tempo de serviço e lança cronograma
Plano de Ação 2016 foi tema central do Encontro de Diretores da Educação Municipal
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025