Imagem de destaque Formação para os gestores escolares municipais: Gestão Escolar em 5 Dimensões

Formação para os gestores escolares municipais: Gestão Escolar em 5 Dimensões

29/08/2017 - 12:44 | atualizado em 30/06/2020 - 14:27

Farley Henrique  (Educamoc)

A Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou nessa segunda-feira, 28, no Auditório Osmani Barbosa, no Parque de Exposições João Alencar Athayde, os dois primeiros de um total de cinco encontros do circuito de “Formação para os gestores escolares municipais: Gestão Escolar em 5 Dimensões” para os diretores e supervisores da Educação Infantil e Ensino Fundamental, das unidades de ensino municipal.

O 1º Encontro, realizado na manhã, teve como tema “Gestão Ética e Liderança Assertiva” e contou com a palestra: “Ética e Gestão de Conflitos no Ambiente de Trabalho”, proferida pelo promotor de justiça, Felipe Caires, que entre várias recomendações destacou a importância do uso ético das informações.

“Pretendemos levar aos nossos professores a ideia de que, além de passar o conhecimento aos nossos estudantes, é necessário também que se ensine como utilizar esse conhecimento. E a ética passa, sem dúvida, por essa ideia de sabedoria do uso das informações recebidas. Se tivermos estudantes mais conscientes dos seus direitos e deveres, com certeza o Brasil de amanhã será bem melhor”, afirma o promotor.  

Ainda no 1º Encontro, os supervisores e diretores assistiram também à palestra: “Relações interpessoais e o ambiente de trabalho”, ministrada pelo consultor de marketing, recursos humanos e gestão de qualidade do SEBRAE, Gilmar Chagas, que abordou a importância da motivação no ambiente de trabalho.

Gestão Pedagógica

Na parte da tarde foi realizado o 2º Encontro, com o tema “Gestão Pedagógica”, onde foi abordado o monitoramento da Educação Infantil ao 9º ano. Na oportunidade, foram apresentados os resultados da análise de leitura, escrita e os indicadores de Matemática do 1º ao 9º ano. Ainda no encontro, foi apresentado um levantamento de dados da Educação Inclusiva, projetos desenvolvidos pela SME e a análise e revisão dos Projetos Pedagógicos das Escolas (PPE).

“Estamos iniciando o circuito de formação continuada para os gestores municipais. A importância desses temas é para fomentar, munir, nutrir a gestão educacional de uma liderança mais autônoma, democrática, participativa, uma gestão assertiva. Que, no âmbito escolar, a direção, a supervisão, atuem de modo ético e que tenham uma proficiência maior na relação uns com os outros, contribuindo para o enriquecimento educacional como um todo”, explica a diretora técnico-pedagógica da SME, Elisângela Mesquita.

Sequência da Formação

A Formação ainda terá mais três encontros em 2017. No dia 04 de setembro serão abordados os temas: “Gestão Tecnológica” e “Gestão Financeira”. No dia 20 do mesmo mês, o tema será “Gestão Administrativa”.

“Este encontro é muito importante não só porque fala de ética, do compromisso, da impessoalidade, da necessidade de fazermos bem feito para elevar a qualidade de ensino e a valorização de nossas crianças e todos os servidores envolvidos; mas também ter um norte, para que a gente faça bem feito, com eficiência, agindo na educação como uma maneira de que a sociedade seja melhor. E a educação continua sendo o mais profundo instrumento para isso”, destaca o secretário municipal de educação, Benedito Said.

Fotos: Mauro Fernando (Educamoc)

Leia também:

Escola Celestino Pereira Salgado promove Semana de Intervenção Família na Escola

Festa da Família no CEMEI José Braz Filho

Parceira da SME realiza ‘1ª Feira do Centro de Referência em Educação a Distância e Projetos Especiais do IFNMG’

Coordenadoria de Educação Infantil promove passeio ao Parque da Lapa Grande