Imagem de destaque I Mostra de Talentos da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

I Mostra de Talentos da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

31/10/2017 - 10:29 | atualizado em 30/06/2020 - 14:26

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Coordenadoria de Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais, promoveu no dia 27 de outubro, no CAIC Maracanã, a I Mostra de Talentos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O evento, que contou com a participação dos alunos, professores, equipe pedagógica e diretores de nove escolas municipais (E. M. Professora Hilda Carvalho Mendes, E. M. Jason Caetano II, E. M. Dominguinhos Pereira, E. M. Maria de Lourdes Pinheiro, E. M. Mestra Fininha, E. M. João Valle Maurício, E. M. Joaquim José de Azevedo, E. M. Rotary São Luiz) e o Colégio São Luiz Gonzaga), teve como objetivo dar visibilidade a Educação de Jovens e Adultos do município, valorizar os trabalhos e aptidões dos alunos, favorecer a socialização e a troca de saberes e experiências cotidianas.

A mostra também contou com a participação do cantor e compositor montes-clarense, Wanderdaick, que fez a abertura do evento com melodias sobre a nossa terra, a vida e a água. Ainda, a coordenadora do Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura, Éllen Santa Rosa, realizou a contação de uma história de sua autoria onde exaltou a trajetória de vida de alguns alunos da EJA das escolas municipais.

Evento

No decorrer do evento, os alunos realizaram diversas apresentações que demonstraram as mais diversas aptidões artísticas, como: danças, músicas de autoria própria, interpretações de composições famosas, performance de música, toques de instrumentos musicais, coral e paródia. Na oportunidade, os alunos da E. M. Professora Hilda Carvalho Mendes, no momento da apresentação, usaram a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), reforçando a importância da inclusão também na Educação de Jovens e Adultos.

Presente no evento, o secretário municipal de Educação, Benedito Said, falou sobre a importância do outro em nossas vidas, na capacidade de servirmos uns aos outros, na simplicidade da vida, a crença em Deus e a dignidade humana para as relações entre todas as pessoas, sejam elas, jovens, adultos ou idosos.

De acordo com a diretora técnico-pedagógica da SME, Elisangela Mesquita, a mostra “foi de extrema importância para resgatar e valorizar o aluno da EJA”.  “Percebe-se na escola, o encontro entre o conhecimento e a sabedoria, as vontades, desejos e sonhos, de jovens, adultos e idosos, perspectivas daquele que inicia uma vida adulta entrelaçada à vida de idosos que por alguns anos de vivência, traz consigo experiências e maturidade recheada de valores e virtudes. Neste sentido, a construção do conhecimento (saberes e fazeres) e a busca pela sabedoria concorrem em duplicidade, de modo que os jovens têm a oportunidade em sua formação de agregar o bem viver e ser, a prudência, a bondade e a paz”, afirma.

Fotos: Mauro Fernando

Leia também:

Coordenadoria de avaliação sistêmica da SME promove capacitação para diretores e supervisores municipais com foco...

Semana das Crianças no CEMEI Canacy

‘Nas Trilhas do Mundo Subterrâneo’ é apresentado nos CEMEI’s Meimei e Idoleta Maciel

SME e Instituto Alpargatas promovem entrega de Kits de materiais esportivos para escolas...