A Secretaria de Educação da Prefeitura de Montes Claros está adotando uma série de medidas para melhorar a formação dos professores e demais profissionais que atuam nas unidades de ensino, visando a melhoria dos indicadores de qualidade do Ensino Fundamental. As ações envolvem todos os profissionais e estudantes do Sistema Municipal de Ensino.
Durante um encontro realizado na manhã dessa sexta-feira, 31, coordenadores e demais servidores ligados à Diretoria Técnico-Pedagógica da Secretaria alinharam informações acerca da Agenda Pedagógica 2023 e outros temas ligados ao processo de ensino e aprendizagem do Sistema Municipal.
Para o aperfeiçoamento da formação dos professores, auxiliares de docência, assistentes sociais, psicólogos e demais profissionais ligados ao trabalho pedagógico, a diretora técnico-pedagógica da Prefeitura, Elisângela Mesquita Silva, explica que a Secretaria possui uma metodologia própria, construída desde 2017, que se chama Monitoramento da Aprendizagem dos Alunos, que mostra as lacunas na didática e na metodologia de trabalho do professor em sala de aula, bem como na aprendizagem dos alunos. “As formações dos profissionais são definidas a partir do que é evidenciado nesse monitoramento, focando naquilo que o professor apresenta de lacuna”, explica.
Para aferir os resultados, a cada dois meses os alunos também são avaliados. “Primeiro aplicamos uma avaliação diagnóstica, e aí seguem mais três, e uma final. A partir das evidências da aprendizagem dos alunos em consonância com a lacuna da formação do professor, a secretaria define a formação dos docentes, melhorando, assim, o processo ensino-aprendizagem”, destaca.
Além da formação sequenciada dos profissionais, a Secretaria também está reforçando as estratégias para melhorar a aprendizagem dos alunos, cujo desempenho ainda aponta lacunas causadas pelos impactos da pandemia, especialmente nos quesitos alfabetização, fluência de leitura, escrita e matemática.
Para isso, as escolas estão participando do Projeto de Intervenção, Recuperação e Desenvolvimento da Aprendizagem, para melhorar o nível de conhecimento dos alunos, recuperar aqueles que estão com dificuldade de aprendizagem e desenvolver aqueles que estão mais avançados.
De acordo com Elisângela Mesquita, esse ano é desafiador, porque haverá a aplicação das provas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, que afere os indicadores de qualidade do Ensino Fundamental no Município. “A cada ano ímpar é aplicada a prova, e no ano par o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP lança a nota. No último exame, o município subiu significativamente nos resultados do sexto ao nono ano, e apresentou uma pequena queda do primeiro ao quinto ano. Então, esse projeto de intervenção é fundamental para a melhoria da aprendizagem e, consequentemente, dos índices da Educação”.
Além do reforço do projeto de intervenção, a secretária de Educação, Rejane Veloso, explica que são realizados diversos projetos para a melhoria da qualidade da Educação como um todo. Dentre esses projetos, estão o "Montes Claros na Trilha da Leitura", que incentiva a prática da leitura literária, melhorando a fluência de leitura e escrita dos alunos; videoaulas com preceptores de língua portuguesa e matemática, que são transmitidas pela TV Câmara e disponibilizadas no YouTube; projeto de intervenção com aulas aos sábados, presenciais e também à distância, onde os alunos utilizam banco de questões e simulados no próprio tablet disponibilizado pela Secretaria. “Dentre outros projetos nas diversas áreas do conhecimento, envolvendo, inclusive, outras secretarias municipais, instituições públicas e toda a comunidade escolar”, completa Rejane.
Para promover mais qualidade de vida e também a permanência dos alunos da escola, Rejane explica que as unidades estão sendo ampliadas, reformadas e se tornando mais acessíveis: "além de acolher todos os alunos, as escolas estão se preparando para oferecer o Ensino Integral".
A Secretaria mantém programas sustentáveis de alimentação escolar, com oferta de alimentação saudável e de qualidade feita com produtos adquiridos da agricultura familiar local, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do Município. “Os estudantes do Ensino Fundamental também recebem um kit de material escolar com todos os itens necessários, de acordo com a faixa etária”, destaca.
Ainda de acordo com Rejane, todos os servidores da Secretaria passam por cursos de formação continuada “e também por um programa de avaliação de desempenho, que contribui para dimensionar a atuação e o desenvolvimento profissional desses servidores e para estimular a eficiência dos serviços prestados, contribuindo, assim, para fortalecer a qualidade do processo ensino-aprendizagem de todo o sistema de educação do Município”.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025