Imagem de destaque Mais segurança para as escolas

Mais segurança para as escolas

25/01/2018 - 06:03 | atualizado em 30/06/2020 - 14:26

Iniciou-se nessa semana a implantação de alarmes nas Escolas e CEMEIS do município de Montes Claros.

O prefeito Humberto Souto assinou nesta sexta-feira, 19, o contrato com a empresa vencedora do processo licitatório para a prestação de serviço de vigilância e monitoramento eletrônico. O contrato foi assinado com a empresa Vigillar Alarmes Eletrônicos, vencedora do Processo Licitatório 248/2017 – Pregão Eletrônico 137/2017, onde disputou com outras sete concorrentes.

Estiveram presentes na assinatura do contrato o prefeito Humberto Souto, secretários municipais, vereadores e representantes da empresa vencedora da licitação. A partir de agora a empresa será responsável pela segurança eletrônica em 182 estabelecimentos públicos municipais, incluindo ESCOLAS, UBS, CEMEIs, UBS e CAPS. Foram assinados quatro contratos que totalizaram R$ 421.425,13, com validade de um ano, podendo ser prorrogado. A medida irá representar uma grande economia para os cofres públicos, já que o gasto com vigias contratados girava em torno de R$ 10 milhões anualmente para o município.

Com o novo sistema de monitoramento eletrônico, os prédios públicos municipais serão protegidos através de um sensor de presença que irá funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana. Durante a assinatura, o prefeito explicou que um amplo estudo foi feito para verificar a melhor forma de monitoramento do patrimônio público.

“Foi feito um estudo onde foi verificado que as maiores cidades do país utilizam o sistema eletrônico para o monitoramento dos seus estabelecimentos, medida que representa uma grande economia. Em Montes Claros, durante muito tempo foram gastos recursos sem a devida necessidade. Agora essa realidade irá mudar”, afirmou.

O prefeito aproveitou para destacar o papel da Guarda Municipal em 2017. O chefe do Executivo explicou que, mesmo sem os quase 500 vigias que faziam a vigilância anteriormente, o ano finalizou com um número 50% menor de arrombamentos em prédios públicos se comparado com 2016.

“Isso mostra que o que faltava era estratégia de ação, pois com uma nova modalidade de ação da Guarda Municipal os números de arrombamento foram reduzidos, mesmo sem os vigias. O trabalho da guarda, interagindo com o novo sistema de monitoramento eletrônico irá garantir que esses números continuem caindo”, disse.

Os contratos foram assinados com representantes das Secretarias de Planejamento e Gestão, Educação, Saúde e Desenvolvimento Social. Todas as unidades dessas Secretarias serão atendidas pelo serviço. A partir de agora, a empresa terá o prazo de 4 meses para implantar o monitoramento nos prédios públicos.

 

Texto: Ascom | Fotos: Fábio Marçal

Fonte: http://www.montesclaros.mg.gov.br/