Imagem de destaque Nas Trilhas do Mundo Subterrâneo

Nas Trilhas do Mundo Subterrâneo

31/08/2017 - 12:37 | atualizado em 30/06/2020 - 14:26

Com as apresentações realizadas nos CEMEIs Dep. Antônio Pimenta e Ruth Tupinambá no dia 23 de agosto, a equipe do Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura (MCTL) deu início as apresentações do novo espetáculo teatral ‘Nas Trilhas do Mundo Subterrâneo’, que será apresentada em todas as unidades de ensino do município ao longo do segundo semestre de 2017.

A trama aborda as aventuras de “Alice do País das Maravilhas” com a turma da leitura, em uma viagem pelo mundo subterrâneo, abrindo portas que contêm os segredos do planeta, como lençol freático, raízes, galerias pluviais, animais como minhocas, aranhas, túneis com emaranhados de fios de rede elétrica, as redes de esgoto, fósseis, vulcões em erupção e muitos outros. Na aventura, o coelho da Alice é quem entrega a chave para abrir as portas.

“É uma aventura emocionante! A viagem pelo mundo subterrâneo possibilita aos alunos a descoberta de tudo o que tem embaixo de nossos pés, convida à pesquisa, à aprendizagem prazerosa e significativa”, destaca a professora da E. M. Dr. Crisantino Borém e integrante do MCTL, Elizângela Batista.

Além do teatro

Ao final das apresentações, a turma da leitura deixa, em cada uma das unidades de ensino, uma cartinha e uma chave, para que os alunos possam abrir as portas desse mundo de conhecimento e, um convite para registrarem os momentos significativos das descobertas (textos, desenhos e fotos) e enviar para o Trilha da Leitura, ao final do trabalho. Clique aqui e veja a cartinha.

“Quando começamos o trabalho com o tema, pensamos que não teria tanto significado para a criança, mas ao aliarmos a literatura (Alice no país das maravilhas, de Lewis Carroll), com o processo de aprendizagem, tudo ficou mais fácil e emocionante”, comenta a professora do CEMEI Ruth Tupinambá e integrante do MCTL, Leisy Farias.

De acordo com a coordenadora do MCTL, Éllen Santa Rosa, a equipe do Trilha está “cada vez mais consciente da importância do trabalho do Projeto e que o mesmo possibilita aos alunos uma aprendizagem consistente e prazerosa”. “Sabemos que a história possibilita a vivência de emoções diversas, permitindo-nos entrar na história. Assim, durante o teatro, os alunos participam ativamente das cenas, vivendo as emoções da trama e ao final, ainda têm a oportunidade de continuar o trabalho na escola, com o concurso de escrita onde responderão à cartinha do coelho”, explica. 

Fotos: MCTL

Leia também:

Formação para os gestores escolares municipais: Gestão Escolar em 5 Dimensões

Escola Celestino Pereira Salgado promove Semana de Intervenção Família na Escola

Festa da Família no CEMEI José Braz Filho

Parceira da SME realiza ‘1ª Feira do Centro de Referência em Educação a Distância e Projetos Especiais do IFNMG’