Imagem de destaque Oficina de contação de histórias no Cemei Mundo da Criança

Oficina de contação de histórias no Cemei Mundo da Criança

30/06/2016 - 10:24 | atualizado em 30/06/2020 - 14:27

 

Com intuito de proporcionar aos educadores momentos de aprendizagem e reflexão sobre o ato de contar histórias e sua importância na vida dos alunos, aconteceu no dia primeiro de maio, no Cemei Mundo da Criança, mais uma oficina, para os profissionais da unidade escolar e dos Cemeis Santa Rafaela e Monteiro Lobato.

A atividade faz parte de uma das propostas do projeto Montes Claros na Trilha da Leitura (MCTL) para este ano, que visa oferecer às escolas, a oportunidade de realizarem oficinas de contação de histórias para os seus profissionais, com “momentos prazerosos de aprendizagem” e técnicas para uma boa contação de histórias.

Segundo a coordenadora do MCTL, Éllen Santa Rosa, incentivar a leitura requer de todos os profissionais que lidam com educação uma reorganização das práticas e a busca por soluções que de fato promovam os efeitos esperados. “Os alunos, desde a educação infantil, se interessem mais pela leitura e compreendam cada vez mais os benefícios que essa prática irá trazer para suas vidas. Nesse sentido, o professor é peça-chave para a consolidação desse trabalho, uma vez que ouvir histórias é uma atividade presente em nossa cultura; e para que as crianças desenvolvam o gosto de ouvir e ler histórias, é preciso ler sempre para elas; se possível, todos os dias”, explica à coordenadora.

Além de teatro e outras técnicas de contação de histórias, os participantes ainda receberam dicas de “como ser um bom contador de histórias”, comenta a professora do Cemei Mundo da Criança, Ivânia Gomes; que avaliou “como muito boa a oficina e disse ter aprendido muito”.

Fotos: Trilha da Leitura

Leia também:

Abertura do projeto “Na Trilha da Leitura” no Cemei São Marcos

SME realiza a 4ª edição do concurso de soletrando em Inglês “4th Spelling Bee – Moc City”

“Arraiá do Beata” e Homenagem as Mães na Irmã Beata

Resultado final da construção do Projeto Pedagógico da Escola