Imagem de destaque Prefeitura e Instituto Alpargatas renovam e ampliam convênio que fortalece a Educação Física nas escolas

Prefeitura e Instituto Alpargatas renovam e ampliam convênio que fortalece a Educação Física nas escolas

25/04/2014 - 09:41 | atualizado em 30/06/2020 - 14:26

Daniel Moraes

Foi realizada na tarde desta quinta-feira, 24, a assinatura de renovação do convênio firmado entre a Prefeitura e o Instituto Alpargatas (braço social da empresa que produz as sandálias Havaianas) para a realização do Programa Topper de Educação Pelo Esporte. A assinatura aconteceu durante solenidade realizada no auditório da RISP (Região Integrada de Segurança Pública), com a presença de Berivaldo Araújo, diretor executivo do Instituto Alpargatas, de Suely dos Reis Nobre, secretária municipal de Educação, e de Edvaldo Araújo, secretário municipal de Meio Ambiente. Na plateia, diversos professores de Educação Física, equipe tecnica da Secretaria Municipal de Educação, supervisores e diretores da sistema Municipal de Ensino.

 

Segundo Berivaldo Araújo o Programa Topper tem como objetivo melhorar o desempenho escolar dos alunos e diminuir tanto a violência quanto a evasão escolar, através do fortalecimento da Educação Física nas escolas. Este fortalecimento é obtido através de doação de material esportivo e da realização um programa de educação continuada voltado para os professores de Educação Física e gestores escolares.

 

A solenidade de assinatura marcou não só a renovação do convênio como também sua ampliação na cidade. Assim, o Programa Topper, que no ano passado atendeu a três escolas municipais de Montes Claros (Afonso Salgado, Jair de Oliveira e Rotary São Luiz) passa a atender, em 2014, a mais dez (Alcides Carvalho, Du Narciso, Jason Caetano II, Mestra Fininha, Maria de Lourdes Pinheiro, Neide Melo Franco, Zizinha Ribeiro, Celestino Pereira Salgado, Geraldo Pereira de Souza e Laudelina Fonseca, esta na zona rural). Com isso, o número de alunos atendidos pula de 2.556 para 9.541, e o número de professores de Educação Físicas que participam do projeto passa de 11 para 49.

 

Cada uma das escolas irá receber um Kit de material esportivo (contendo 460 itens) e um kit para os professores (com agasalho, camisa e tênis). Elas também irão concorrer ao Prêmio Topper, que vai premiar os 10 melhores alunos de cada escola, além dos 10 professores de Educação Física e gestores escolares destaque dos municípios em que o programa está implantado.

 

Para a secretária municipal de Educação, Suely Nobre, “é uma parceria importante, por enfocar a educação pelo esporte. Capacita professores e gestores para realizar atividades esportivas com mais qualidade, conseguindo resgatar a aprendizagem dos alunos em outras disciplinas. O esporte seduz e encanta, os alunos se sentem mais motivados, gostam mais da escola”.

 

+ Fotos

Fotos: Fábio Marçal e Bruno Nogueira