Imagem de destaque Premiação 'Projeto Educar para Cooperar 2018'

Premiação 'Projeto Educar para Cooperar 2018'

04/07/2018 - 13:35 | atualizado em 30/06/2020 - 14:26

Farley Henrique (Educamoc)

Aconteceu no último sábado, 30 de junho, na Escola Municipal Bolivar de Andrade, a premiação do 'Projeto Educar para Cooperar 2018', desenvolvido na unidade desde o início do mês de junho, por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Cooperativa Sancoop. 

Na ocasião, foram premiados os trabalhos que mais se destacaram durante as atividades do Projeto na escola, nas categorias Redação, Desenho e Frase, que tiveram como tema as vantagens de trabalhar em cooperação/colaboração, incentivando o espírito do cooperativismo entre os alunos. 

Durante o evento, que contou com a presença dos pais dos alunos, comunidade escolar, representantes da SME, funcionários e o presidente da Sancoop, Tadeu Lages, o secretário municipal de Educação, Benedito Said, parabenizou a todos os envolvidos e falou sobre a importância de saber cooperar nos dias atuais, "onde a ideologia do individualismo prevalece entre jovens e adultos".

Ainda no evento, os presentes tiveram a oportunidade de acompanhar uma palestra sobre 'A importância da parceria escola / família', ministrada pelo coordenador do projeto 'Paz no lar, paz na escola, paz na vida', Rubens Lopes, e um show de Mágica com apresentação do mágico, Júlio Rasec.

"Este projeto foi de extrema importância, pois reforçou os conceitos de cooperação, ajuda e união entre todos e contribuiu bastante no sentido de entender que o trabalho coletivo, com colaboração, possibilita melhores resultados. Outro ponto muito rico, foi que eles compreenderam que a nossa escola já trabalha em colaboração com as famílias em várias situações aqui na escola", destaca a diretora da escola, Renata Beatriz Durães, que ainda aproveitou para agradecer a participação de todos os envolvidos e reafirmar o compromisso de "perpetuar o projeto durante todo o decorrer do ano letivo". 

O Projeto

Durante o desenvolvimento do Projeto, todos os alunos do 1° ao 5° ano participaram do concurso que foi dividido em três modalidades:  Melhor Desenho (1° ano), Melhor Frase (2°ano) e Melhor Redação (3°, 4° e 5° anos). Na ocasião, os alunos fizeram pesquisas sobre o tema, assistiram a vídeos, ouviram músicas e histórias, participaram de debates sobre como cooperar, e colocaram em prática as ações cooperativistas, como na ajuda aos colegas, professores, pais e vizinhos.

Fotos: Mauro Fernando (Educamoc)

Leia também:

Escola Celestino Pereira homenageia alunos classificados para segunda fase da OBMEP

Escola Rozenda Zane realiza 'Mostra de Lapbooks'

Escola Mariana Santos realiza passeio educativo em Diamantina

Agradecimento