Farley Henrique
O projeto desenvolvido pelos alunos do sétimo ano da Escola Municipal Bolivar Andrade, do bairro Planalto, foi o vencedor na categoria Ensino Fundamental da terceira edição da Feira de Ciências do Norte de Minas, organizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) nos dias 12,13 e 14 de novembro.
O evento, destinado a alunos e professores da educação básica e profissionais das diversas redes de ensino: particular, estadual e municipal; e alunos de licenciatura, de graduação e pós-graduação de diferentes áreas do conhecimento; premiou os melhores trabalhos relacionados às discussões sobre o aumento da visibilidade da agricultura familiar e dos pequenos agricultores.
Na competição, os alunos da Bolivar, apresentaram o projeto de reciclagem “Separar Pra Quê?”, que tem como intuito criar uma rede de voluntários onde cada um deve fazer sua coleta seletiva. Como premiação, além dos certificados, a escola recebeu uma bolsa de estudos de iniciação cientifica mais o convite para participar da Feira de Ciências em Belo Horizonte, em setembro de 2015.
O projeto, segundo a aluna Eduarda Ramires Silveira, foi desenvolvido na escola e implantado nos próprios bairros dos alunos, onde a equipe de estudantes contou com apoio de alguns voluntários.
Para a aluna Mel Suzane Santos, a escolha do projeto foi uma excelente oportunidade e inesperada. “O nosso projeto é iniciante, começamos a desenvolver e estudar há pouco tempo e já conseguimos essa conquista. Valeu demais o empenho de todo mundo e o apoio da professora Ariadna Alves”, explicou a aluna.
O projeto de reciclagem “Separar Pra Quê?”, coordenado pela professora Ariadna Alves, contou com a participação dos alunos: Mel Suzane Santos, Eduarda Ramires Silveira e Evelym Victoria; mais o apoio dos alunos/voluntários André Luiz Pereira, Karen Lorrane, Joyce Thaís, Clara Laune, Silvia Rocha e Luisa Carvalho.
“Foi uma graça. Estamos aqui desde o mês de julho é já conseguimos colocar o nome da escola em destaque, através de um projeto muito importante, que irá ajudar toda a comunidade de uma forma geral”, avaliou a diretora Aparecida Soares.
Fotos: Farley Henrique
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025