Imagem de destaque Secretaria de Educação de Montes Claros fecha mês de julho com várias realizações

Secretaria de Educação de Montes Claros fecha mês de julho com várias realizações

04/08/2014 - 12:48 | atualizado em 30/06/2020 - 14:26

A Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros realizou no mês de julho várias ações pedagógicas, com o intuito de melhorar seus serviços para o retorno do segundo semestre do ano letivo de 2014. O objetivo dos eventos foi possibilitar a reflexão e a implantação de processos educativos na busca de uma educação de melhor qualidade.

Entre as atividades realizadas no mês destacou-se o I Seminário do Programa Mais Educação, que abriu espaço para um diálogo entre as equipes gestoras, onde todos avaliaram os seus métodos de trabalho. O resultado é que eles vão levar para seus alunos uma experiência diferente, adquirida durante o treinamento.

Desde 2013, ano em que o Programa foi ampliado para 100% das escolas das zonas urbana e rural, 17 mil crianças e adolescentes estão em tempo integral nos colégios, praticando diversas atividades socioeducativas como futsal, basquete, judô, capoeira, aulas de violão, percussão, fanfarra, teatro e dança, entre outras.

Nos dias 16 e 17 de julho aconteceu uma nova etapa do encontro dos gestores com o consultor João Batista dos Mares Guia, dando continuidade a formação de gestores da Rede Municipal de Ensino.

Também aconteceram os Conselhos Escolares, onde gestores de Escolas Municipais de Ensino Fundamental e da Educação Infantil se reúnem para socializar os seus resultados, partilhando as práticas de intervenção e contribuindo para a melhoria do processo ensino-aprendizagem. É um proveitoso momento de comunicação e reflexão a respeito dos resultados das escolas propiciando, assim, um repensar da educação.

Aconteceu ainda em julho, em parceria com o Instituto Alpargatas, a Trilha Topper de Desenvolvimento. Neste programa, a formação dos professores se constitui a principal estratégia para a valorização e o fortalecimento da educação física escolar, com o objetivo de consolidar uma escola competente no seu papel de ensinar. Tendo em vista a formação, ocorreram dois eventos: a oficina “Xadrez Como Ferramenta Pedagógica na Escola” e um workshop para os gestores municipais com o tema “Gestão Escolar Participativa e Democrática: Atribuições do Gestor para uma Escola Eficaz”.

Nesse caminho pedagógico, a Educação Infantil merece destaque pelas atuações dinâmicas e inovadoras que tem proporcionado às crianças de 2 a 5 anos. Projetos enriquecedores retratam situações atuais do mundo globalizado, sem atropelar a mais bela das fases da pessoa humana: a infância. Anualmente, a Educação Infantil trabalha com duas temáticas. Em 2014, no primeiro semestre, foi adotado o tema “No ritmo da Copa, rolando a bola com o tatu-bola”, aproveitando o evento da Copa do Mundo para estimular a prática de esportes na Educação Infantil e o conhecimento histórico e geográfico dos países participantes. Para o segundo semestre, será trabalhado o tema “Convivência: a arte de amar, cuidar e respeitar”, objetivando o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança.

Ainda como proposta de formação continuada, o município, no ano de 2012, aderiu ao PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa- que propicia aos professores do ciclo de alfabetização encontros mensais para a prática da ação/reflexão/ação, através de estudos e oficinas de Linguagem e Matemática.

Por fim, o município está inovando suas práticas, adotando um Sistema Educacional de Ensino com material didático pedagógico adequado à realidade dos alunos montes-clarenses, sua cultura e seus valores. O sistema educacional fornece aos alunos e professores três aspectos essenciais: o fornecimento de material didático para Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental; a disponibilidade de um portal de internet, através do qual é possível acessar uma enorme quantidade de conhecimentos, informações, testes e jogos educativos, que contribuem enormemente para tornar a aprendizagem mais significativa; e assessoria pedagógica aos profissionais das escolas, a fim de auxiliá-los a trabalhar com as ferramentas do sistema e se aperfeiçoarem, funcionando como um mecanismo de formação continuada. Assim, nos dias 28, 29 e 30 ocorreram palestras com a equipe Educar e Aprender, para apresentar o novo Sistema de Ensino.

Neste contexto, o projeto Montes Claros na Trilha da Leitura, proposto para o quadriênio 2013-2016, apresenta importantes estratégias e espaços alternativos para o desenvolvimento da leitura e a formação de professores. No ano de 2014, reiniciou os trabalhos nas escolas com momentos de leitura, teatro e, ainda, oferecendo oficinas de contação de histórias aos professores. O projeto iniciou o 2º semestre com “A TURMA DA LEITURA”, visitando todas as escolas e CEMEI´s, contando histórias e incentivando a leitura entre os alunos e educadores.