Farley Henrique
Por meio de videoconferência, a Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou na última terça-feira (16), o lançamento dos novos documentos que definem e direcionam as estratégias de trabalho do Sistema Municipal de Ensino para continuidade do ano letivo de 2020.
Na reunião, que contou com a participação da secretária municipal de Educação, Rejane Veloso Rodrigues, de gestores e técnicos da SME e de diretores e supervisores das unidades escolares municipais, foram apresentadas a Instrução Normativa 01, Referencial Curricular para Ensino Fundamental, a Proposta Curricular para Educação Infantil e o Monitoramento de aprendizagem e intervenção pedagógica dos alunos do Sistema Municipal de Ensino.
“O lançamento desses documentos expressa o engajamento e articulação do trabalho pedagógico entre a SME e as escolas. Agradecemos e parabenizamos a todos os profissionais da educação que acreditam no ensino de qualidade em prol de uma formação sólida e equitativa para todos os alunos das escolas municipais.”, destaca a diretora técnico-pedagógica da SME, Elisangela Mesquita.
Referencial Curricular
Sobre o Referencial Curricular de Montes Claros (1º ao 9º ano do Ensino Fundamental) o coordenador dos Anos Finais da SME, Rômulo Ferreira, destacou que o documento é o currículo formal, já vigente desde o início do ano letivo, em conformidade com a legislação federal, e contempla as orientações teórico-metodológicas aos professores em relação ao que se espera que os alunos aprendam e desenvolvam em termos de conhecimentos e habilidades.
“O processo de elaboração desse currículo teve início em 2018, após a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que determinou que todos os sistemas de ensino elaborassem seus currículos a partir de premissas únicas, a fim de organizar o processo de ensino e aprendizagem em todo o país. A elaboração do Referencial Curricular de Montes Claros contou com a participação e colaboração ativa dos professores em exercício, que ajudaram a formatar uma proposta de trabalho que atendia as exigências previstas na BNCC e, principalmente, adequada a ser executada em sala de aula de acordo com os recursos que temos a disposição e conectada com as necessidades e interesses de nossos alunos e da comunidade escolar.”, explica Rômulo.
Fotos: Elisangela e Rômulo
Leia também:
Ampliado prazo de envio de trabalhos para o concurso “Leitura vai, escrita vem: Memórias!”
Trilha da Leitura realiza reuniões virtuais de trabalho para planejamento de ações
SME promove reunião por videoconferência com gestores das escolas municipais
Leitura vai, escrita vem: Memórias!
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025