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SME apresenta referencial de trabalho para continuidade do ano letivo

18/06/2020 - 12:42 | atualizado em 30/06/2020 - 14:27

Farley Henrique

Por meio de videoconferência, a Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou na última terça-feira (16), o lançamento dos novos documentos que definem e direcionam as estratégias de trabalho do Sistema Municipal de Ensino para continuidade do ano letivo de 2020. 

Na reunião, que contou com a participação da secretária municipal de Educação, Rejane Veloso Rodrigues, de gestores e técnicos da SME e de diretores e supervisores das unidades escolares municipais, foram apresentadas a Instrução Normativa 01, Referencial Curricular para Ensino Fundamental, a Proposta Curricular para Educação Infantil e o Monitoramento de aprendizagem e intervenção pedagógica dos alunos do Sistema Municipal de Ensino. 

“O lançamento desses documentos expressa o engajamento e articulação do trabalho pedagógico entre a SME e as escolas. Agradecemos e parabenizamos a todos os profissionais da educação que acreditam no ensino de qualidade em prol de uma formação sólida e equitativa para todos os alunos das escolas municipais.”, destaca a diretora técnico-pedagógica da SME, Elisangela Mesquita. 

Referencial Curricular 

Sobre o Referencial Curricular de Montes Claros (1º ao 9º ano do Ensino Fundamental) o coordenador dos Anos Finais da SME, Rômulo Ferreira, destacou que o documento é o currículo formal, já vigente desde o início do ano letivo, em conformidade com a legislação federal, e contempla as orientações teórico-metodológicas aos professores em relação ao que se espera que os alunos aprendam e desenvolvam em termos de conhecimentos e habilidades. 

“O processo de elaboração desse currículo teve início em 2018, após a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que determinou que todos os sistemas de ensino elaborassem seus currículos a partir de premissas únicas, a fim de organizar o processo de ensino e aprendizagem em todo o país. A elaboração do Referencial Curricular de Montes Claros contou com a participação e colaboração ativa dos professores em exercício, que ajudaram a formatar uma proposta de trabalho que atendia as exigências previstas na BNCC e, principalmente, adequada a ser executada em sala de aula de acordo com os recursos que temos a disposição e conectada com as necessidades e interesses de nossos alunos e da comunidade escolar.”, explica Rômulo. 

Fotos: Elisangela e Rômulo

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