Farley Henrique (Educamoc)
Aconteceu no dia 05 de agosto a abertura do fórum permanente ‘Saúde e Educação: Interlocuções possíveis’. Promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Coordenadoria de Educação Inclusiva (CEI), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSI), o evento, realizado no Auditório da Fundação Educacional Montes Claros (FEMC) e que contou com a participação de diretores, supervisores e professores de Sala de Recurso, deu início as atividades de um projeto desenvolvido pela SME e CAPSI, que visa discutir e debater questões voltadas para a saúde mental.
Idealizado como uma das atividades propostas pelos participantes durante o ‘I Fórum de Saúde Mental’ realizado em 2016, o projeto será desenvolvido por meio de um grupo de estudo de casos, integrado por professores AEEs, equipe da CEI e CAPSI, que reunirá uma vez por mês para o estudo de um caso clínico, com base em teoria, prática, debate e discussões sobre saúde mental e o trabalho com as crianças que necessitam de cuidados especiais.
Evento
Durante o evento, que teve início com uma apresentação artístico-musical dos alunos da Escola Municipal Irmã Beata, foi montada uma ‘Mesa de Trabalho’ integrada pela psicóloga do CAPSI, Sílvia Reis, pelo psicólogo da CEI Antônio Cesar Silva e pelo psiquiatra da Rede de Atenção Psicossocial, Juliano Silveira, onde além de apresentarem orientações sobre o tema ainda solucionaram dúvidas do público.
“Estamos reinaugurando o projeto ‘Saúde e Educação: Interlocuções possíveis’ que nos permitirá discutir e debater questões muito importantes uma vez que a gente lida com sintomas diferentes dentro do ambiente escolar. Pra nós da CEI é uma honra reunir gestores, supervisores, profissionais da saúde e educação, pois saúde e educação precisam andar juntas”, comenta o psicólogo da CEI e um dos organizadores do evento, Antônio Cesar Silva.
O fórum ainda contou com a presença do secretário municipal de educação, Benedito Said, da diretora técnico-pedagógica da SME, Elizangela Mesquita, da coordenadora de Ed. Inclusiva da SME, Meirielle Pereira, e Carla Patrícia Martins, que representou a coordenadora municipal de Saúde Mental.
“É sem duvida um trabalho muito importante, na visão da inclusão. No atendimento a criança com alguma deficiência - que alguns chamam de deficiência, mas na verdade é um comportamento que exige uma melhor atenção, os professores precisam estar capacitados para conhecer o problema, para adaptar-se, ajudar para se ter de fato uma inclusão. Daí a necessidade desses encontros que são de fundamental importância”, destaca o secretário Benedito Said.
Fotos: Mauro Fernando (Educamoc)
Leia também:
Secretário visita obras de construção, reforma e ampliação em unidades de ensino do município
Secretário assina ordem de serviço para reforma e ampliação de mais duas unidades de ensino
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025