Imagem de destaque SME participa do 1º Seminário Internacional de Paraolímpicos Escolar

SME participa do 1º Seminário Internacional de Paraolímpicos Escolar

17/07/2017 - 13:23 | atualizado em 30/06/2020 - 14:27

A Secretaria Municipal de Educação (SME) esteve presente no ‘1º Seminário Internacional de Paraolímpicos Escolar’, realizado em São Paulo de 05 a 08 de julho, que teve como objetivo disseminar o conhecimento sobre os Esportes Paralímpicos, com ênfase em alunos com deficiências. Na oportunidade, a SME esteve representada pelas professoras de Educação Física, Sandra Veloso Colen e Renata Balsamão, que apresentaram o pôster do ‘Programa Garimpando Talentos Paralímpicos em Escolas do Sistema Municipal de Ensino’.

Durante o seminário, as professoras participaram de palestras e mesa redonda com os temas: ‘CPB e o novo Ciclo Paraolímpico 2017/2021’, ‘Base Nacional Comum Curricular e suas orientações para a atuação docente na Educação Física /Inclusão’ e ‘A Formação do Profissional de Educação Física na Área da atividade Física Adaptada’.

“Fomos bem elogiados, pelos profissionais e gestores de outros estados e principalmente pela representante do estado de Minas Gerais, Celina Gontijo, que solicitaram informação sobre o nosso trabalho. A meu ver, estamos bem à frente de outras cidades e estados”, destaca a professora Sandra Colen.

Ainda no 1º Seminário

O ‘1º Seminário Internacional de Paraolímpicos Escolar’ ainda contou com os mini cursos: ‘Crescimento e Desenvolvimento’, ministrado pelo professor canadense, Dr. Collin Higgs, e ‘Atividade Física na Escola e Desenvolvimento Motor’, pelo professor argentino, Ms. Rodolfo Buenaventura. Concomitante aos mini cursos, aconteceram às mesas redondas com as temáticas: ‘Administração e Gestão do Paradesporto na Escola’ e ‘Iniciação ao Treinamento Paradesporto na Escola’.

No ultimo dia, foram realizadas apresentação dos trabalhos ‘Relatos de Experiências Estaduais’ e ‘Relatos de Experiências Bem Sucedidas’.

“Precisamos agora é aprimorar e passar nossos conhecimentos aos nossos professores. Incentivar para que eles aprendam e repassem aos seus alunos, e que este conhecimento não fique só na Educação Física e sim desde a direção da escola até as famílias”, ressalta Sandra.

Fotos: Coordenadoria de Educação Inclusiva da SME

Leia também:

1° Encontro da capacitação: ‘Transtorno do Espectro do Autismo (TEA): Formando Profissionais da Educação Infantil’

Festa Julina do CEMEI Monteiro Lobato

Arraiá do Alfredão

Inaugurado novo prédio da E. M. Irmã Beata