O projeto Montes Claros na Trilha da Leitura baseia-se no trabalho com a leitura, contribuindo com o processo de ensino e aprendizagem. Assim, a cada novo trabalho da turma, as práticas prazerosas de leitura são priorizadas, trazendo a magia, o encanto e o prazer de aprender para a escola, através de diferentes gêneros, suportes e espaços.
Nessa perspectiva, aliando o mês da Bíblia com o dia da árvore e Início da Primavera, a equipe do projeto apresentou de 22 a 25 de setembro, nos turnos matutino e vespertino, na Sala Geraldo Freire, o teatro “Bíblia e Natureza”, que recebeu durante os dias de apresentação aproximadamente 2000 alunos.
Na trama, os alunos puderam viajar com Lalinha e sua turma pela trilha da leitura, descobrindo que os conselhos da Bíblia não estão sendo seguidos pela humanidade; assim, a natureza, criada por Deus, está sofrendo e as árvores e flores têm poucos motivos pra comemorar, uma vez que as estações do ano não estão mais definidas com suas características próprias, contribuindo para secas, faltas de chuva ou o seu oposto: enchentes e inundações.
Todos podem contribuir
Nessa viajem os personagens sugerem aos alunos que cada um pode contribuir para reverter este quadro, cuidando do ambiente em que vivem, evitando o desperdício e seguindo os ensinamentos da Bíblia, vivendo os valores humanos básicos para uma vida saudável e equilibrada.
“Figurino perfeito e muita criatividade. Houve envolvimento total com os alunos, mensagem apropriada e contextualizada. O tempo de apresentação foi ideal para alunos da Educação Infantil. Perfeito!”, afirma os representantes da Escola Infantil São Luiz Gonzaga, que ainda parabenizaram a equipe do Projeto.
Os representantes do Cemei Mundo da Criança também aprovaram a apresentação: “excelente trabalho; momento agradável, alegre e de muita aprendizagem. Parabéns a equipe que vem desenvolvendo ótimo trabalho na educação de Montes Claros”.
“Mais um trabalho do trilha da leitura visando a aprendizagem e o prazer de ler em diferentes suportes e espaços, tratando de temas essenciais à vida humana; nós, profissionais da educação somos mediadores entre aluno, leitura e sociedade, contribuindo para o crescimento do ser humano e melhoria de vida no planeta”, conclui ordenadora do projeto, Éllen Cássia.
Fotos: Montes Claros na Trilha da Leitura
Leia também:
Curso de Extensão Presencial Esporte da Escola
Abertura do Projeto “Somos a Cor do Brasil” no CAIC Renascença
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025