Imagem de destaque Trilha da Leitura apresenta “Bullyng, se correr o bicho pega!”

Trilha da Leitura apresenta “Bullyng, se correr o bicho pega!”

17/06/2016 - 11:09 | atualizado em 30/06/2020 - 14:26

A equipe do projeto Montes Claros na Trilha da Leitura (MCTL) deu inicio, nesse mês de junho, as apresentações do teatro “Bullyng, se correr o bicho pega!”,  para os alunos de 6º ao 9º ano das escolas municipais. A peça, adaptada do livro de João Pedro Roriz, conta a história do cotidiano de seis crianças que vivem em um estado de tolerância zero por parte de seus agreçores. Quando duas delas entra para a escola, logo se transformam nas vítimas favoritas dos agressores que esperam humilha-los com intrigas e violências.

No teatro, tanto o papel da escola quanto da família são abordados dentro desse contexto, além de observar características típicas de agressores, vítimas e espectadores neste ‘fenômeno sócio-educativo’. Com a utilização de monólogos poéticos e uso da função poética, a peça ainda expõe teorias sobre o Bullying e a política e, suas relações de poder, contribuindo para o debate sobre o assunto em toda a comunidade escolar. Ao final, os alunos são convidados a criar um rap sobre o tema e enviar para a equipe do projeto, que escolherá os 3 melhores trabalhos para serem premiados e divulgados a todas as escolas municipais.

“A escola é um local privilegiado de formação de leitores críticos, participativos e construtores da própria história. assim, o projeto Montes Claros na Trilha da Leitura, através de mais este trabalho, leva um universo de informações para que os alunos possam criar, recriar, escrever, e reescrever não só as histórias que leem e ouvem, mas a sua própria história”, disse a coordenadora do MCTL, Éllen Santa Rosa.

Trilha em sua escola

Para agendamento da peça, as escolas deverão enviar a solitação para a equipe do trilha, por meio do e-mail: montesclarosnatrilhadaleitura@gmail.com.

“Incentivar a leitura requer esforços de todos nós, profissionais da educação, juntamente com os familiares, para que nossos alunos se interessem mais pela leitura e compreendam cada vez mais os benefícios que essa prática irá trazer para suas vidas”, conclui a professora e integrante da equipe do projeto, Simone Moreira. 

Fotos: Montes Claros na Trilha da Leitura (MCTL)

Fotos das apresentações nas escolas 'Manoel Pereira' e 'Laudelina Fonseca'

Leia também:

Trilha da Leitura apresenta “A Margarida Friorenta” nos Cemei’s ‘Mundo da Criança’ e ‘Nova Vida’

Projeto “A busca pela cultura Afrodescendente” na escola Egidio Cordeiro

Trilha da Leitura em Botumirim

Formação Continuada para profissionais da Educação Infantil