Com o objetivo de promover aos alunos e educadores momentos de leitura, aprendizagem e conscientização sobre os principais temas do dia-a-dia, a equipe do projeto Montes Claros na Trilha da Leitura, apresentou, no dia 15 de junho, a peça teatral “Bullyng, se correr o bicho pega!” nas escolas ‘Dr Crisantino Borém’ e Zizinha Ribeiro.
A peça é uma adaptação do livro de João Pedro Roriz, que conta a história cotidiana de estudantes adolescentes que vivem em um estado de constante agressão, humilhação e até perda da identidade, devido à relação de poder na qual se submetem. Assim, transformam-se em vítimas favoritas dos agressores que esperam humilhá-los e dominá-los com intrigas e violências.
“As pessoas que testemunham o Bullying, na grande maioria, alunos, convivem com a violência e se silenciam em razão de temerem se tornar as “próximas vítimas” do agressor. No espaço escolar, quando não ocorre uma efetiva intervenção contra o Bullying, o ambiente fica contaminado e os alunos, sem exceção, são afetados negativamente, experimentando sentimentos de medo e ansiedade. Por isso, o teatro é tão importante”, afirma coordenadora do projeto, Éllen Santa Rosa.
De acordo com a professora e integrante da Turma da Leitura, Maria Deusdima Silva, o Bullying é um problema educacional que os educadores não podem negligenciar. “Precisamos nos unir, para que o assunto seja cada vez mais discutido na escola e na família. As crianças ou adolescentes que sofrem Bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa auto-estima. Tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo, inclusive, contrair comportamento agressivo”.
Fotos: Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura
Leia também:
Trilha da Leitura apresenta “Bullyng, se correr o bicho pega!”
“Arraiá do Beata” e Homenagem as Mães na Irmã Beata
Resultado final da construção do Projeto Pedagógico da Escola
Cemei Manoel Caribé realiza “Festança na Roça do Caribezinho”
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025