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ALFABETIZAÇÃO - Prefeitura capacita servidores da Educação

30/05/2023 - 10:19
ASCOM |Texto: João Veloso Fotos: João Veloso e FreePik | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

Compartilhar o conhecimento junto a profissionais da Educação. Essa é a proposta do curso “Formação Continuada e Intervenção Pedagógica”, cujo tema é "Alfabetização, Letramento/Literacia e Letramento Literário na Prática". O lançamento aconteceu durante um encontro promovido pela Secretaria de Educação (SME) da Prefeitura de Montes Claros, tendo sido conduzido pela diretora técnico-pedagógica da Secretaria, Elisângela Mesquita Silva, e que contou com a participação de diretores, supervisores, professores e demais servidores técnico-pedagógicos da SME. 

 

Na oportunidade, Elisângela compartilhou sua experiência recente em Portugal, onde participou de um curso representando Montes Claros, após ter alcançado a segunda colocação de toda Minas Gerais em um processo seletivo promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com candidatos de todo o Brasil.


Como devolutiva da imersão de seis semanas no país lusitano, a diretora disponibilizou, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Secretaria Municipal de Educação, o curso que visa promover a atualização e aperfeiçoamento dos participantes e cujo acesso se dará através de sala virtual, via Educação à Distância (EAD).

 

Lá são abordados oito temas: “Sistema de Escrita Alfabética: Consciência Fonológica”; “Alfabetização e Consciência Fonológica na Prática”; “Níveis de Leitura e Prática”; “Monitoramento da Aprendizagem do Aluno e Intervenção Pedagógica”; “Literacia, Literatura Emergente e Familiar”; “Leitura: Compreensão e Interpretação Textual”; “Escrita: Ortografia, Pontuação e Caligrafia”; "Alfabetização e Letramento: Tríade para o Ensino e Aprendizagem Satisfatórias (Sistema de Escrita Alfabética e Consciência Fonológica e Letramento Literário)”.

 

O público-alvo a que se destina são diretores; supervisores; professores do 2º período da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais do Sistema Municipal de Ensino de Montes Claros. Desse modo, os educadores terão acesso à formação continuada e colocarão em prática o que aprenderem, funcionando ainda como multiplicadores de todo o conhecimento adquirido a partir do acesso a livros e leituras complementares, através de abordagem expositiva e dialogada de todo esse conteúdo bibliográfico. 

 
Os profissionais da Educação terão, portanto, acesso a todo o material teórico-prático utilizado durante o período em que Elisângela permaneceu em Portugal. Desse modo, ela acredita que os participantes poderão estudar, aplicar e disseminar teorias de alfabetização, letramento/literacia e letramento literário em suas respectivas modalidades de ensino e desenvolvê-las na prática, através da formulação de jogos e atividades voltadas à aprendizagem dos estudantes, contemplando o Sistema de Escrita Alfabética, a Consciência Fonológica e o Letramento Literário. 

 

"Estimamos que em 2023 será feito o estudo teórico-prático de textos e livros (à nossa escolha), textos do Curso Alfabetização Baseada na Ciência (ABC), desenvolvido em Portugal, além da aplicação de atividades práticas. Já em 2024 o curso estará disponível para demais CEMEIS e escolas, tendo essa nossa primeira etapa funcionado como um Projeto Piloto", planeja.


O curso será ministrado a cada 15 dias, com início no final de abril e término previsto para dezembro de 2023. Serão 17 encontros de 4 horas, totalizando 68 horas presenciais e 52 horas à distância, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

 

Nesse primeiro momento participam dele diretores, supervisores e professores das escolas municipais Bolivar de Andrade, Afonso Salgado e Caio Lafetá; além do Centro Municipal de Educação Infantil Nossa Senhora da Conceição e da equipe técnica da SME, que atende a Educação Infantil e o Ensino Fundamental Anos Iniciais; e quem mais se interessar. 

 

"Espera-se que os professores do 2º período da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais adquiriam conhecimentos essenciais para aprimoramento de suas práticas educativas com vistas a garantir a excelência no ensino e na aprendizagem de todos os estudantes em processo de alfabetização e letramento", conclui Elisângela.