Imagem de destaque "APENAS INSETOS? REFLEXÕES LITERÁRIAS" - Trilha da Leitura lança novo tema de trabalho

"APENAS INSETOS? REFLEXÕES LITERÁRIAS" - Trilha da Leitura lança novo tema de trabalho

31/08/2022 - 09:15
ASCOM | Texto: Trilha da Leitura e Farley Henrique | Fotos: Trilha da Leitura | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

O projeto Montes Claros na Trilha da Leitura, da Secretaria de Educação da Prefeitura de Montes Claros, realizou na última quarta-feira, 24, durante reunião virtual com os educadores do Município, o lançamento de “Apenas Insetos? Reflexões literárias”, o seu tema de trabalho para o segundo semestre de 2022. A proposta visa desenvolver ações que proporcionem aos alunos a vivência de experiências de leitura literária, com vistas a contemplar o inseto como motivo poético e reflexivo em seus mais diversos ambientes, destacando a importância de cada ser vivo em sua individualidade e diversidade, favorecendo vivências éticas e estéticas e contribuindo para a prática do letramento literário e da formação do leitor.   

A temática em questão baseia-se no tema “Insetos”, proposto pela equipe da Coordenadoria Municipal de Educação Infantil para o segundo semestre deste ano, que busca fomentar o debate acerca dos insetos e ampliar o conhecimento sobre a sua importância nas relações ecossistêmicas. Neste sentido, a equipe do Trilha propõe a ampliação das reflexões sobre o inseto, trazendo-as para o campo da arte literária e poética, expondo a grandeza de cada ser vivo do planeta, a partir de leituras de literatura, necessárias à vida plena do ser humano.   

“A literatura é um direito que deve ser garantido a todos, sendo condição básica para o processo de humanização do homem. Nesse sentido, a cada novo semestre, ao propor um tema de trabalho reflexivo a partir do contato com o texto literário, o Trilha da Leitura possibilita a vivência da arte literária na escola e além dela, estabelecendo um pacto inconsciente entre o texto e o leitor, em que este é convidado a embarcar num mundo de outro tipo, numa outra dimensão, que não é a de sua realidade cotidiana, mas ajuda a iluminá-la. Depois da leitura, o leitor volta a essa realidade transformado, e tal efeito, segundo Ana Maria Machado em seu livro Silenciosa algazarra: reflexões sobre livros e práticas de leitura (2011), não se consegue apenas com uma atitude passiva, mas com um trabalho mental e imaginário ativo, intenso, por vezes dificultoso: 'a atividade intelectual que permite a construção imaginária simultânea de outros roteiros possíveis, paralelos ao que se está lendo', o que evidencia a importância do trabalho com a literatura”, destaca a a coordenadora do Trilha, Éllen Santa Rosa.