Imagem de destaque EDUCAÇÃO E SAÚDE - Prefeitura realiza avaliação antropométrica de estudantes das escolas municipais

EDUCAÇÃO E SAÚDE - Prefeitura realiza avaliação antropométrica de estudantes das escolas municipais

20/05/2024 - 11:16 | atualizado em 21/05/2024 - 13:26
ASCOM | | Texto: Jerusia Arruda | Fotos: SME | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A partir desta segunda-feira, 20, a Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros (SME) irá realizar avaliação antropométrica (peso e altura) dos alunos das unidades escolares municipais. A avaliação está sendo realizada pela equipe de nutricionistas da SME e a expectativa é que, até o final de junho, os cerca de 33 mil estudantes das 112 das escolas municipais sejam avaliados, do berçário à Educação de Jovens e Adultos – EJA.

A avaliação antropométrica nas escolas públicas está prevista na Lei nº 11.947/2009 e Resolução nº 06/2020, que regulamentam o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Além disso, o monitoramento nutricional faz parte de uma das ações do Programa Saúde na Escola (PSE), promovendo a intersetorialidade entre as secretarias municipais de Educação e de Saúde.

De acordo com Mariana Mendes Pereira, coordenadora de Nutrição e Segurança Alimentar da SME, o procedimento possibilita identificar possíveis alterações nutricionais e prestar a devida assistência mediante o diagnóstico apresentado. “É muito importante o acompanhamento do estado nutricional dos alunos, com o objetivo de fazer as adaptações necessárias nos cardápios para atender as especificidades diagnosticadas e orientar as ações de educação nutricional com os estudantes, pais ou responsáveis e, em casos mais graves de desnutrição ou obesidade, encaminhar para o serviço de saúde”, explica a nutricionista.

Segundo Mariana, a avaliação antropométrica é feita por nutricionistas, com o apoio dos Agentes de Saúde e da comunidade escolar, e se algum aluno for identificado com alteração de peso ou altura, os pais ou responsáveis serão comunicados e será feito o encaminhamento para o atendimento individualizado por meio da Secretaria de Saúde.

Ainda de acordo com a coordenadora, "após o diagnóstico a gestão do PNAE conseguirá identificar as regiões mais vulneráveis em relação aos aspectos nutricionais, para que as ações de Educação Alimentar e Nutricional sejam ainda mais específicas em relação às necessidades identificadas".