Imagem de destaque EDUCAÇÃO NOTA 10 - Prefeitura inaugura sede própria da Escola Rozenda Zane

EDUCAÇÃO NOTA 10 - Prefeitura inaugura sede própria da Escola Rozenda Zane

04/08/2023 - 13:53
ASCOM | Texto e Fotos: Jerusia Arruda | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou na noite dessa quinta-feira, 3, o novo prédio da Escola Municipal Rozenda Zane Moraes, localizado no bairro Raul Lourenço, região norte da cidade.

A solenidade de inauguração reuniu a comunidade escolar, o vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, vereadores, autoridades, secretários e servidores do município.

Para a realização da obra foram investidos cerca de R$ 2,7 milhões, recursos do próprio Município. O novo prédio tem capacidade para receber cerca de 700 alunos e conta com 3.651m² de terreno institucional, sendo 1.020m² de área construída e mais 770m² utilizados para construir a quadra poliesportiva coberta.

Para o vice-prefeito Guilherme Guimarães, a construção da escola é uma forma de cuidar da população de forma integral. “Ao construir uma escola estamos beneficiando o que temos de mais importante, que são as crianças, ou seja, garantindo um futuro digno para as próximas gerações. E aqui nós temos uma escola ampla, bem estruturada, com capacidade para oferecer a educação formal de qualidade e também espaços para a prática esportiva e lazer das crianças, possibilitando o desenvolvimento do conhecimento e das habilidades”, explica.

De acordo com Rejane Veloso, secretária municipal de Educação, a escola atende, atualmente, 521 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. “A maior parte desses alunos reside nos bairros Raul Lourenço, Planalto, JK, Universitário e nos conjuntos residenciais Monte Sião, Minas Gerais e Recanto das Águas”, informa.

Histórico

A Escola Municipal Rozenda Zane Moraes foi criada em 28 de agosto de 2015 pela Lei nº 4.813. A unidade, que funcionava desde junho de 2015 em caráter provisório em um prédio alugado, no bairro Planalto, junto com a Escola Municipal Bolivar de Andrade, foi criada a partir da divisão de classes da Escola Municipal Ruy Lage, que se encontrava com elevado número de alunos devido ao expressivo aumento populacional da região, ocasionado pela criação dos conjuntos residenciais no entorno.

Com a criação por lei, a escola Rozenda Zane Moraes foi transferida para um prédio alugado na avenida Osmani Barbosa, onde funcionavam anteriormente a HP Engenharia e a Mctrans.  Em setembro de 2021, foi assinada a ordem de serviço para a construção do prédio próprio da escola, e licitada a obra de construção da quadra poliesportiva.

Em outubro de 2021, devido às fortes chuvas que ocorreram na cidade, o prédio onde a escola funcionava, que já se encontrava em condições muito precárias, desabou e a escola foi transferida, em caráter provisório e emergencial, para o prédio do CAIC Américo Souto, no bairro Vila Exposição, até a conclusão do prédio novo, situado à rua D, nº 115 – bairro Raul Lourenço, e inaugurado nessa quinta-feira.

A escola recebeu o nome de Rozenda Zane Moraes em homenagem à mãe de Carlos Humberto Moraes, então proprietário da HP Engenharia, que cedeu as instalações para o funcionamento inicial da escola.

Representando a família da homenageada, o professor Marcio Moraes destacou a importância da primeira escola. “A gente nunca se esquece da primeira escola, da primeira professora, e sou muito grato por ver essa escola erigida numa região tão importante, com uma estrutura onde os alunos possam iniciar seus estudos e desenvolver suas atitudes e habilidades”, agradeceu.

Novas instalações

O novo prédio da Escola Municipal Rozenda Zane Moraes conta com 12 salas de aula amplas, com revestimento nas paredes até 1,70m de altura, o que reduz a necessidade de manutenção com pintura e contribui para exposições de trabalhos nas salas de aula. O prédio foi projetado com foco no conforto térmico e acústico, iluminação apropriada e atende aos parâmetros do Corpo de Bombeiros, com sistema de combate e prevenção de incêndio com hidrantes, extintores, sinalizações de rotas de fuga, iluminação de emergência e alarme de incêndio.

A escola possui sala de recursos e sala de inclusão digital equipadas com sistemas de voz e de dados modernos, amplo espaço de convivência com jardins gramados e outros espaços que podem ser ainda explorados de diversas formas.

Toda a escola é acessível, com rampas regulamentadas, corrimão e guarda-corpo, banheiros masculinos e femininos com box individual garantindo privacidade aos alunos, banheiro com acessibilidade para deficientes físicos e banheiros exclusivos para funcionários. Conta ainda com reserva de água com capacidade para 30.000 litros e sistema de drenagem pluvial, para captar e lançar de forma adequada as águas de chuva.

A quadra poliesportiva possui estrutura metálica com cobertura e é fechada com alambrado para maior proteção, tem pinturas de demarcação para diversas modalidades esportivas, traves de gol e tabela de basquete, com capacidade para atender tanto a escola quanto a comunidade, para a realização de eventos locais.

A diretora Paloma Oliveira destaca que o novo prédio é a realização de um sonho para a comunidade escolar. “É quase impossível construir uma escola desse porte em tão pouco tempo. Há menos de dois anos estávamos no prédio da avenida Osmani Barbosa, e de lá pra cá passamos por muitas turbulências, uma chuva inesperada fez com que o prédio desabasse e fomos acolhidos gentilmente pela equipe do CAIC Américo Souto, onde ficamos durante esse período. Hoje, estamos realizando esse sonho de ter nossa própria escola, equipada com todos os recursos necessários para receber nossos estudantes e servidores com toda dignidade e acessibilidade”, comemora.