Imagem de destaque EDUCAR PARA PRESERVAR - Prefeitura promove capacitação ambiental para servidores da Educação

EDUCAR PARA PRESERVAR - Prefeitura promove capacitação ambiental para servidores da Educação

27/06/2023 - 12:21
ASCOM | Texto: João Veloso Fotos: Erivelton Coutinho | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Prefeitura de Montes Claros promoveu, nesse último final de semana, capacitação de multiplicadores "Água e Resíduos (coleta seletiva)" e do programa de Educação Ambiental "Atitude Ambiental da VLI", direcionadas a servidores da Educação. Ambos os programas estão relacionados ao "Educa aos Montes", que visa promover a sustentabilidade por meio da coleta seletiva nos domicílios. 

A secretária municipal de Educação, Rejane Veloso Rodrigues, parabenizou a todas as instituições envolvidas em ambos os projetos, destacando sua importância para a conscientização dos estudantes em prol de um futuro melhor de se viver para todos.

Já o coordenador de coleta seletiva da Secretaria de Serviços Urbanos de Montes Claros, Wladimir Antunes Colares, também presente ao evento, destacou a importância da coleta seletiva para a promoção do meio ambiente e da qualidade de vida da população. "O Recicla aos Montes nasceu com o objetivo de ajudar na captação de resíduos sólidos ao oferecer suporte para a melhoria da separação e destinação correta de resíduos, através de parceria com as associações de catadores. Nessa parceria, a Prefeitura arca com as despesas de energia elétrica e abastecimento de água, além de aquisição de parte do material recolhido. Tal trabalho é muito importante para o meio ambiente e para a vida do planeta. Soma-se a isso todo esse trabalho de conscientização junto aos estudantes da cidade, colaborando para que
aprendam quanto à importância do descarte correto desses resíduos, reduzindo os impactos ambientais no planeta", comemorou.

Já a coordenadora de projetos educacionais da Secretaria Municipal de Educação (SME), Antônia "Deusa" Deuslange Ribeiro, destacou que algumas escolas estão sintonizadas com o propósito de conscientizar quanto à coleta seletiva de resíduos sólidos e que algumas, inclusive, já receberam prêmios ambientais em reconhecimento à iniciativa, como é o caso das escolas municipais Professora Hilda Carvalho Mendes, Manoel Pereira do Nascimento, Du Narciso e João Valle Maurício.

Outra fala foi a da bióloga e mestre em Geografia, Rachel Rodrigues, que representou a Valor da Logística Integrada (VLI), ao comentar sobre o programa Atitude Ambiental. "Essa capacitação de hoje faz parte do plano de trabalho junto às escolas de Montes Claros, elaborado através de escuta ativa e de diagnóstico sócio ambiental. Através dessas integrações e redes é possível, então, executar um plano sustentável e plausível", acrescentou.

Para a execução do Educa aos Montes, a cidade foi dividida em cinco grandes regiões. A região Leste, por exemplo, foi a escolhida para sediar a reunião de capacitação deste último sábado. Ela é composta pelos seguintes bairros: Conjunto José Carlos de Lima, Guarujá, Independência, Vila Real, Jardim Palmeiras, Santa Lúcia, Carmelo, Santa Laura, Cintra, Camilo Prates, Colorado, Veneza Parque, Nossa Senhora de Fátima, Duque de Caxias, Das Acácias, Vila Telma, Regina Peres, Interlagos, Chácara Ceres, Monte Carmelo, Esplanada, Dona Gregória, Jardim Alvorada, Monte Alegre, Parque  Sapucaia, Nossa Senhora das Graças, Vila Sion, Alto da Boa Vista, Jardim Olímpico, Santo Antônio, Delfino Magalhães e Vila Anália, perfazendo 35 escolas participantes, cujos estudantes estarão preparados para realizarem a coleta seletiva de resíduos sólidos.

O engenheiro ambiental André Luiz Lopes também proferiu palestra na ocasião, intitulada "Logística Reversa de Resíduos Eletrônicos do Programa Recicla aos Montes/Lax Serviços Ambientais". Ele lembrou que o Brasil é o 4° país do mundo em produção de lixo eletrônico e, desse total, só 3% possui destinação correta. "O cádmio e o mercúrio são metais pesados encontrados nesses resíduos e que podem contaminar nossos lençóis freáticos", advertiu, ao acrescentar que no Norte de Minas só
existem dois aterros sanitários legalizados, que são o de Montes Claros e o de Janaúba. "A destinação correta desses resíduos ajuda na redução da poluição atmosférica, além de evitar a contaminação do solo e da água", disse. 

O profissional lembrou que, em 2010, foi criada a Política Nacional de Resíduos Sólidos com ciclos de logística reversa, ou seja, buscando fazer que o descartado volte ao mercado. Ele advertiu que o brasileiro produz, por ano, 3 quilos de resíduos eletrônicos (restos de pilhas, baterias de celular, sucatas de monitores de informática, impressoras, entre outros).

Por fim, a gestora do Galpão 3 RS, Denise Aguiar, que também é pedagoga, historiadora e mestre em Demografia e Desenvolvimento Econômico, além de pós-graduada em Gestão Ambiental e Saúde Pública, explicou: "nosso Circuito Ambiental, em parceria com a Prefeitura de Montes Claros, começou com cinco escolas da cidade e hoje já são vinte. Nelas trabalhamos conscientização, socialização e atitude, com visitas às mesmas para palestras, gincanas e campanhas de recolhimento de materiais recicláveis. Só na Escola Municipal Simone Soares, por exemplo, os estudantes, professores e demais funcionários colaboraram para o descarte de 7 mil quilos de lixo. Também é trabalhada nesses espaços a consciência ambiental, com foco na formação humana, para que o ser humano que recolhe os resíduos também seja lembrado".