Imagem de destaque EVOLUÇÃO INCONTESTÁVEL - Números mostram a melhoria da Educação em Montes Claros

EVOLUÇÃO INCONTESTÁVEL - Números mostram a melhoria da Educação em Montes Claros

23/05/2024 - 14:15 | atualizado em 23/05/2024 - 14:16
ASCOM | Texto e Fotos: Jerusia Arruda | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

De acordo com os primeiros dados do Censo Demográfico de 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de alfabetização em Montes Claros é de 95,67%, índice superior à média estadual, que é de 94,15%. A taxa de analfabetismo no município caiu de 6,3% para 4,33%.

Conforme o estudo, divulgado na semana passada, a taxa de analfabetismo no Brasil caiu de 9,6% para 7,0% em 12 anos. No Censo 2010, as taxas de alfabetização e analfabetismo no país eram de 90,4% e 9,6%, respectivamente.

Recomposição da aprendizagem pós-pandemia

De acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE), o analfabetismo na população em geral deveria alcançar 6,5% em 2015, e sua erradicação total ocorreria até o fim de 2024. A meta intermediária foi alcançada em 2017. Para alcançar a meta, o Sistema Municipal de Ensino de Montes Claros vem investindo fortemente na intervenção pedagógica e monitoramento da aprendizagem, elevando os índices de forma expressiva nas últimas avaliações.

Para se ter ideia, estudos e pesquisas apontavam que seriam necessários dez anos para a recomposição da aprendizagem após o período de pandemia, mas as escolas municipais de Montes Claros conseguiram alcançar essa recomposição em apenas dois anos. Conforme a diretora técnico-pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Elisângela Mesquita Silva, o monitoramento das atividades em 2023 apontou um avanço nos índices da aprendizagem dos estudantes. “Em 2017, o diagnóstico inicial dos estudantes alfabetizados do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental era de 30%; já em 2019, esse percentual subiu para 49%. No entanto, com a pandemia e, por consequência, a evasão escolar e a desmotivação para o estudo, o índice caiu para 33%. Em 2023, o monitoramento apontou um percentual de ascensão de 48%”, explica.

De acordo com a diretora, em Montes Claros, dos 11.793 estudantes do 1º ao 5º ano, houve melhoria de 74% do índice de alfabetizados. Já os 6.848 estudantes do 6º ao 9º ano apresentaram êxito na proficiência em leitura, escrita e matemática, com avanço de 30% em suas aprendizagens, em 2023.

Conforme o último levantamento realizado no Brasil pelo Programme for International Student Assessment (PISA 2022), os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do país apresentaram índice de 11,8% em letramento em leitura, letramento em matemática e letramento científico.

Investimento estratégico

A secretária municipal de Educação, professora Rejane Veloso Rodrigues, explica que esse resultado só foi possível pelas estratégias de intervenção adotadas pela Prefeitura de Montes Claros. “O Município adotou estratégias desenvolvidas especificamente para as unidades do Sistema Municipal de Ensino, que possibilitaram o monitoramento contínuo da aprendizagem e as intervenções pedagógicas conforme a necessidade de cada aluno, além da formação continuada dos professores, com foco nas dificuldades apresentadas pelos alunos”, ressalta.

Dentre as ações adotadas, a secretária destaca a avaliação dos profissionais a cada 30 dias; a oferta de formação continuada para professores do 5º e 9º ano, voltada para os descritores de Língua Portuguesa e Matemática; investimento na contratação e autorização de regime especial de professores PEB I, PEB II de Língua Portuguesa, Matemática e PEB I alfabetizador; aplicação de simulados para os alunos e manutenção de banco de questões relacionadas aos descritores envolvendo todos os componentes curriculares; aulas on-line e presenciais aos sábados com foco nos descritores de Língua Portuguesa e Matemática; aulas para Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental pela TV Câmara; disponibilização de videoaulas nos tablets dos estudantes e em material virtual de livre acesso para as escolas, dentre outros.

A secretária também destaca o investimento na construção e reforma dos prédios escolares, projetados com todas as instalações necessárias para atendimento integral dos estudantes. “O município tinha várias construções paradas e muitos prédios antigos, já sem condições para atender à grande demanda de alunos. Então, nos últimos oito anos foram programados cerca de 50 novos prédios, e quase todos já foram concluídos e entregues à comunidade escolar”, observa.

Rejane também destaca que o investimento no incentivo à leitura, através do projeto Montes Claros na Trilha da Leitura, também contribuiu para melhorar os índices de aprendizagem. Para reforçar as ações do projeto foram cerca de R$ 6 milhões investidos na aquisição de livros literários, totalizando 140 livros de diversos autores, disponibilizados nas bibliotecas das escolas. “Também foram reforçadas as equipes de busca ativa, com assistentes sociais e psicólogos, trabalhando em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, reduzindo a evasão escolar e garantindo a permanência do aluno na escola”, completa.

A secretária ressalta que todas essas ações, desenvolvidas tanto pelas escolas quanto pela equipe técnica da Secretaria, contribuíram para que Montes Claros fosse apontada no Ranking de Competitividade dos Municípios como um dos melhores índices educacionais do país. “Ainda temos desafios a serem vencidos, mas as ações nos últimos anos possibilitaram esse importante avanço. Agradeço o empenho de cada servidor que contribuiu para alcançarmos estes resultados que, tenho certeza, serão cada melhores”, prospecta.