Imagem de destaque FORÇAS DO ESPORTE E DA EDUCAÇÃO - Prefeitura capacita educadores do “Forças do Esporte”

FORÇAS DO ESPORTE E DA EDUCAÇÃO - Prefeitura capacita educadores do “Forças do Esporte”

30/05/2023 - 10:11 | atualizado em 30/05/2023 - 16:09
ASCOM | Texto e fotos: João Veloso | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Prefeitura de Montes Claros, através da Coordenadoria de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação, promoveu uma formação para estagiários e professores do programa social "Forças do Esporte" e do projeto social "João do Pulo".  Os projetos são mantidos através de convênio entre a Prefeitura e o 55° Batalhão de Infantaria Dionísio Cerqueira.

O objetivo das iniciativas é atender estudantes com deficiência, surdos e autistas. "Orientamos, do ponto de vista psicopedagógico, sobre a atuação dos profissionais junto aos estudantes surdos e autistas que integram o projeto Forças do Esporte. Além disso, as mães dos estudantes também receberam orientações quanto ao trabalho do psicólogo e da assistente social da nossa Coordenadoria. Foi uma oportunidade muito boa, já que tivemos uma interação da nossa equipe de trabalho junto aos profissionais relacionada a condutas de trabalho voltadas a jovens com necessidades especiais", explicaram os organizadores.

Eles ainda acrescentaram que o Sistema Municipal de Ensino possui mais de 30 mil discentes matriculados, sendo que, deste total, 1310 possuem deficiência, da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA), e esses estudantes também precisam de autonomia e se desenvolverem de modo a alcançarem um emprego e terem êxito na carreira profissional.

A municipalidade colabora com o pagamento dos salários dos estagiários que atuam no "Forças do Esporte", nos conteúdos de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Matemática e Educação Física, além do custeio do transporte, alimentação e zeladoria. A outra parte dos recursos é originária do Ministério da Defesa e do Ministério do Esporte, visando a inclusão social através destes programas. "A contrapartida do Município é muito grande e tem nos ajudado muito", explica o subtenente Edson José de Almeida que, junto à pedagoga Ediana Santos Costa, é um dos coordenadores do programa, que existe desde 1994 em Montes Claros, ofertando reforço escolar, musicalização e prática esportiva, além de atendimento médico e odontológico.

Os beneficiados são estudantes matriculados na rede pública de ensino, na faixa etária de 11 a 17 anos, e que participam do programa no contraturno escolar, de segunda a quinta-feira. "Dessa maneira, estão menos expostos às drogas e à criminalidade, podendo exercer a sua cidadania", pontua o militar.