Imagem de destaque INOVAÇÃO E INCLUSÃO - CEMEI do Floresta, 19º do ano, terá sala multissensorial para ajudar as crianças com transtorno do espectro autista

INOVAÇÃO E INCLUSÃO - CEMEI do Floresta, 19º do ano, terá sala multissensorial para ajudar as crianças com transtorno do espectro autista

22/05/2025 - 13:00
SECOM | Texto: Luis Carlos Gusmão | Fotos: Mauro Fernando, Marlon Ribeiro e Arlen Xavier

A Prefeitura de Montes Claros, através das secretarias municipais de Educação, de Inovação e Projetos Especiais e de Infraestrutura e Planejamento Urbano, deu mais um passo importante para melhorar a educação e o bem-estar das crianças e das respectivas famílias.

Na noite desta quarta-feira (21), o prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, assinou ordem de serviço para a construção de um Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) no bairro Alto Floresta, que representa não apenas um avanço na infraestrutura educacional, mas também uma contribuição significativa para a emancipação social e econômica das famílias.

A solenidade aconteceu no próprio bairro contemplado, em frente à casa do casal João e Amanda, situada na Rua Oiti, esquina com Rua Cerejeira, que gentilmente cedeu a energia elétrica para a realização do evento, o qual reuniu, além do prefeito, o vice Otávio Rocha, o deputado federal Marcelo de Freitas, vereadores, secretários, servidores municipais e moradores da região.

O Centro de Educação Infantil do bairro Floresta apresentará uma infraestrutura de ponta, pensada para o bem-estar e o desenvolvimento pleno das crianças e terá capacidade de atendimentos para cerca de 320 alunos, com dois blocos: um administrativo e outro pedagógico. O administrativo oferecerá um refeitório e pátio cobertos, secretaria, sala de professores e espaços essenciais para a gestão e o suporte psicopedagógico. Já o pedagógico contará com oito amplas salas de aula, uma biblioteca, uma brinquedoteca e uma sala de recursos.

"Só tenho que agradecer a Prefeitura de Montes Claros por mais este importante benefício para o nosso bairro", disse emocionado o servidor público e representante dos moradores do bairro Floresta, Aldeci Vitor da Silva

"Nos últimos oito anos, o bairro Floresta vem sendo bastante contemplado pela Prefeitura. E agora, com a construção deste CEMEI, ajudará ainda mais a nossa comunidade", disse Evanildo Gomes Alves, encarregado de produção e morador do bairro Alto Floresta.

Para o professor e músico Wanderdaik Fernandes da Silva, investir em educação infantil é, sem dúvida, investir no futuro do cidadão e da sociedade como um todo.

"Parabéns à Prefeitura de Montes Claros, que vem investindo na construção de CEMEIs, porque crianças que têm acesso a uma educação de qualidade nessa fase tendem a ter melhor desempenho acadêmico no futuro, além de desenvolverem habilidades sociais mais fortes. Consequentemente, essas crianças terão mais oportunidades na vida adulta", elogiou Wanderdaik, cantor e compositor da música Montes Bares Claros, entre outras.

Segundo o vice-prefeito e secretário municipal de Inovação e Projetos Especiais, Otávio Rocha, o projeto do CEMEI Floresta inclui total acessibilidade. "Além de banheiros adaptados e todas as condições para receber com conforto e segurança os alunos da primeira infância, este CEMEI terá uma sala multissensorial para ajudar as crianças com transtorno do espectro autista (TEA) e outras neurodivergências", informou.

O prefeito Guilherme Guimarães ressaltou que a acessibilidade e a personalização do ambiente educacional são pontos-chaves para criar uma sociedade mais inclusiva. “Esta é a décima-nona ordem de serviços que assinamos para construção de Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs), somente neste ano de 2025, para oferecer um ambiente seguro, estimulante e educativo para crianças de 0 a 6 anos. Porque, além de auxiliar na formação das crianças, contribui para a emancipação social e econômica das famílias”, disse Guimarães.