A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Montes Claros promoveu uma reunião nessa quarta-feira, 13, para apresentação dos novos membros das comissões que compõem a Avaliação de Desempenho de Servidores do Quadro de Magistério em Estágio Probatório no âmbito do Sistema Municipal de Educação.
Segundo a secretária Rejane Veloso, a Avaliação de Desempenho tem o objetivo de contribuir para a implementação do princípio da Eficiência na Administração Pública Municipal. “É um processo muito importante para garantir a qualidade do serviço público prestado, e de forma especial a qualidade da educação escolar”, explica.
Integram a Avaliação de Desempenho: a Comissão Permanente, responsável pela aferição da aptidão e capacidade do servidor para o exercício da função, sendo composta por profissionais da SME e do Conselho Municipal de Educação; a Comissão Revisora, responsável pela revisão da avaliação quando protocolado pedido do interessado; e a Comissão Especial, composta por profissionais efetivos da SME para atender as unidades escolares em que o quadro funcional não permita a formação da própria comissão.
Nilza Pereira Dias, coordenadora de Avaliação e Capacitação de Servidores da SME, explica que o servidor, ao entrar em exercício, é avaliado por um período de 36 meses. “Durante esse período são avaliadas a aptidão e a capacidade para o desempenho do cargo, observando os fatores assiduidade e pontualidade, disciplina, capacidade de iniciativa, produtividade, responsabilidade, respeito e compromisso para com a instituição, aptidão funcional e relações humanas no trabalho”, informa.
Membro da Comissão Permanente de Avaliação, a professora Célia Salgado Alves, presidente do Conselho Municipal de Educação, diz que a reunião das comissões foi um momento importante para compartilhar experiências. “Além do aspecto específico de atuação da comissão, que é a avaliação do servidor em estágio probatório, esse encontro se configura como uma oportunidade de conhecer melhor essa grande engrenagem que é o Sistema Municipal de Educação, e como o Conselho pode participar e contribuir no processo”, avalia.
Representando a sociedade civil como vice-presidente do Conselho, Valcir Soares, presidente da Associação dos Deficientes de Montes Claros (Ademoc), destaca o importante momento vivido pela educação pública do Município. “A estrutura da Educação é muito grande e todos têm trabalhado muito para elevar a qualidade do ensino público municipal, sendo muito importante o envolvimento do Conselho”, destaca.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025