Imagem de destaque O MUNDO É "BÃO", SEBASTIÃO! - Escola Municipal Sebastião Mendes celebra seus 26 anos

26/04/2024 - 12:51 | atualizado em 06/05/2024 - 08:39
ASCOM | Texto: Jerusia Arruda | Fotos: SME | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

Nesta semana, a Escola Municipal Sebastião Mendes, localizada na avenida Paulista, no bairro Alto da Boa Vista, reuniu a comunidade escolar para celebrar o aniversário de 26 anos do educandário. A programação especial contou com apresentação teatral sobre a história de vida de Sebastião Mendes, patrono da escola; apresentação da paródia "Minha escola é uma bênção", pelo Coral da escola; e homenagem aos ex-diretores e vice-diretores.

A Secretaria Municipal de Educação parabenizou a Escola Municipal Sebastião Mendes pelos 26 anos semeando o conhecimento e promovendo a Educação transformadora! Criada em 1998, através da Lei Municipal n° 2594, atualmente a Escola Municipal Sebastião Mendes conta com cerca de 570 alunos, distribuídos em 24 turmas, do 1º ao 5° ano do Ensino Fundamental, nos turnos matutino e vespertino.

De acordo com a diretora Eliane Marques, na época da fundação os alunos estudavam na Escola Estadual Salvador Filpe, na Vila Sion, ou na Escola Municipal Jason Caetano, no bairro Bairro Santo Antônio, esta última de difícil acesso devido aos perigos da travessia da BR-251, sendo necessária a criação de uma escola mais próxima.

Em 28 de fevereiro de 1998 foi autorizada a municipalização das turmas de 1° a 4° série e do curso regular de Suplência, pela Resolução n° 9196/98, assinada pelo então secretário Estadual de Educação, João Batista dos Mares Guia.

A edição da Lei n° 2594, de 15 de junho de 1998, pela Câmara Municipal, autorizou o Poder Executivo de Montes Claros a criar a escola no Alto da Boa Vista, mantendo o Ensino Fundamental de 1° a 8ª série. “Em 1998, a escola também implantou o regime de progressão continuada, organizado em ciclos, e teve autorizado o funcionamento do curso de Suplência do 1° ao 4° período. Essas turmas de Suplência foram extintas em 2003”, relembra a diretora.

A Escola Municipal Sebastião Mendes recebeu a denominação em homenagem a Sebastião Mendes, conhecido como “Ducho”, um apaixonado pela música e pelo bandolim. Ducho foi um dos fundadores do Grupo de Seresta João Chaves e era um exímio contador de causos. Nascido em 16 de agosto de 1904, filho de sapateiro, artesão e barbeiro, Ducho começou a vida profissional cortando cabelos, chegando a administrar duas barbearias onde os clientes, além dos seus serviços, sempre procuravam o local para ler revistas e jornais, o que levou o barbeiro a mudar de ramo quando a família começou a crescer, e montar uma distribuidora de jornais e revistas, a Distribuidora Thaís.