Imagem de destaque Para que sEJA cada vez melhor - Professores e supervisores debatem práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos

02/05/2024 - 13:41 | atualizado em 06/05/2024 - 08:39
ASCOM | Texto: Jerusia Arruda | Fotos: SME | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

Professores e supervisores que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA) encerraram a programação de abril participando de um curso de formação sobre práticas pedagógicas para aplicação em sala de aula. O curso foi realizado na Escola Municipal Joaquim José de Azevedo, que funciona no CAIC Renascença, na Vila Exposição.

O curso faz parte do Programa Educa aos Montes, realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros com o objetivo de promover a melhoria da educação de forma integral. “A formação continuada dos professores que atuam no Sistema Municipal de Ensino é uma das ações do Educa aos Montes que têm o objetivo de manter o corpo docente sempre atualizado, possibilitando, assim, aprimorar o processo de ensino-aprendizagem e garantir uma educação de qualidade”, explica a secretária municipal de Educação, professora Rejane Veloso Rodrigues.

Durante o curso foi discutida a importância da aprendizagem significativa nas práticas pedagógicas e apresentados depoimentos de estudantes que tiveram suas vidas transformadas pela educação. “A aprendizagem significativa é quando a prática pedagógica estabelece uma relação entre o conteúdo ensinado em sala de aula com as experiências e vivências dos alunos, para efetivar a produção de conhecimento”, explica Rejane Veloso.

A secretária ressalta que não é um trabalho fácil, especialmente na Educação de Jovens e Adultos, que apresenta diversidade de interesses, pré-disposição dos estudantes e suas diferentes realidades, desafiando o professor a buscar estratégias e práticas pedagógicas que possibilitem desenvolver uma intervenção didática potencialmente significativa.

A formação também abordou os componentes curriculares, tendo a gamificação como norteador das temáticas, dentre elas a leitura e releituras da vida (Língua Portuguesa); alternativas matemáticas de ensino na EJA (Matemática); práticas pedagógicas no ensino e aprendizagem (História e Geografia); consciência fonológica e jogos educativos na alfabetização dos estudantes da EJA (1º segmento).

Na oportunidade, os participantes do curso prestaram uma homenagem à professora Marlene de Fátima Ferreira da Silva, que leciona na EJA da Escola Municipal Jair de Oliveira, bairro Jardim Eldorado, e uma das vencedoras do Prêmio Educador Transformador 2024, realizado pelo Instituto Significare, Bett Brasil e Sebrae. “Participo das formações da EJA não por obrigação, mas pelo prazer e pela aprendizagem. Quanto à premiação, não é minha, considero que seja de todos nós, da escola Jair de Oliveira e das demais escolas que ofertam a EJA”, agradeceu, emocionada.

Marlene Silva alcançou o terceiro lugar na categoria Alfabetização de Jovens e Adultos (EJA) da etapa estadual do concurso, que é considerado um dos maiores de educação e tecnologia da América Latina, concorrendo com mais de 3400 projetos de todo o país. A professora foi premiada com Certificado Digital e Selo Digital.

Com o tema ‘EJA: empreenda sonhos, uma realidade possível’, o projeto inscrito por Marlene foi motivado pela necessidade de desenvolver estratégias pedagógicas que valorizem os conhecimentos prévios e experiência de vida dos estudantes. “Para seu desenvolvimento, utilizei palavras geradoras para alfabetizar, consciência fonológica, sequência didática, além de músicas, poemas e narrativas que fazem parte do cotidiano dos alunos”, explica.