Imagem de destaque RECUPERAÇÃO - Escolas municipais de Montes Claros avançam na recomposição dos níveis da aprendizagem

RECUPERAÇÃO - Escolas municipais de Montes Claros avançam na recomposição dos níveis da aprendizagem

22/12/2023 - 12:16
ASCOM | Texto e Fotos: Jerusia Arruda | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

Depois de um período de intenso trabalho para superar os impactos da pandemia de COVID-19 na educação básica, a Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria de Educação (SME), registra a elevação do índice dos níveis da aprendizagem nas escolas municipais.

Conforme a diretora técnico-pedagógica da SME, Elisângela Mesquita Silva, o monitoramento das atividades em 2023 apontou um retrocesso da defasagem da aprendizagem dos estudantes. “Em 2017, o diagnóstico inicial dos estudantes
alfabetizados do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental era de 30%; já em 2019, esse percentual subiu para 49%. No entanto, com a pandemia, e, por consequência, a evasão escolar e a desmotivação para o estudo, o índice caiu para 33%. Neste ano, entretanto, o monitoramento aponta um percentual de ascensão de 48%”, explica.

Elisângela Mesquita destaca que as escolas municipais de Montes Claros conseguiram alcançar em dois anos a recomposição que, conforme apontado em estudos e pesquisas, iria demorar dez anos. “Esse resultado só foi possível pela intervenção pedagógica e monitoramento da aprendizagem, reforçados pelas metas de preparação para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e pelas atividades de recomposição curricular”, completa.

De acordo com a diretora, em Montes Claros, dos 11.793 estudantes do 1º ao 5º ano, houve melhoria de 74% do índice de alfabetizados. Já os 6.848 estudantes do 6º ao 9º ano apresentaram êxito na proficiência em leitura, escrita e matemática, com avanço de 30% em suas aprendizagens, em 2023. A título de comparação, conforme o último levantamento realizado no Brasil pelo Programme for International Student Assessment (PISA 2022), os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental apresentaram índice de 11,8% em letramento em leitura, letramento em matemática e letramento científico.

O investimento no incentivo à leitura, através do projeto Montes Claros na Trilha da Leitura, também contribuiu para melhorar os índices de aprendizagem. Para reforçar as ações do projeto foram mais de R$ 2,6 milhões investidos na aquisição de livros literários, totalizando 69.043 livros de diversos autores, disponibilizados nas bibliotecas das escolas.

A secretária municipal de Educação, professora Rejane Veloso, explica que as ações do município têm como missão principal garantir o acesso, a permanência e a aprendizagem dos estudantes nas escolas, e ressalta que a evolução da aprendizagem dos estudantes é resultado do trabalho proveitoso tanto das escolas quanto da equipe de analistas da Secretaria, que contribuiu para que Montes Claros fosse apontada no Ranking de Competitividade dos Municípios como um dos melhores índices educacionais do país. “Ainda temos desafios a serem vencidos, mas as ações realizadas em 2023 possibilitaram esse importante avanço. Agradeço o empenho de cada servidor que contribuiu para alcançarmos estes resultados”, destacou.