Imagem de destaque SEMENTES, A MÁGICA DA VIDA - Prefeitura promove Concurso Literário nas escolas

SEMENTES, A MÁGICA DA VIDA - Prefeitura promove Concurso Literário nas escolas

03/05/2024 - 11:51 | atualizado em 06/05/2024 - 08:38
ASCOM | Texto: Jerusia Arruda | Fotos: SME | | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria do Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura, está promovendo um concurso literário envolvendo todas as unidades do Sistema Municipal de Ensino. O concurso tem como inspiração o tema “Sementes, a mágica da vida”, trabalhado neste ano na Educação Infantil.

Ellen Santa Rosa, coordenadora do projeto, explica que durante os meses de março e abril os alunos participaram de vivências literárias afetivas, éticas e estéticas sobre o tema ‘Semear literatura, cultivar leitores’. “Nos encontros, a abordagem se deu de forma lúdica e prazerosa, por meio de apresentações teatrais, contação de histórias, música e dança, aspectos que favoreceram a interação dos estudantes, que tiveram a oportunidade de aprender mais sobre gêneros literários e se divertir, principalmente com a participação dos personagens Caroço e Castanha, do projeto Trilha da Leitura”, explica a coordenadora.

Neste mês, depois de realizar o estudo sobre o gênero textual "poema", o professores irão propor aos alunos a escrita de uma poesia concebendo o ato de semear e cultivar sementes como pretexto poético e reflexivo em suas mais diversas nuances. Na Educação Infantil (do Maternal ao 2º Período Pré-Escolar), os alunos irão trabalhar o tema a partir de poemas, brincadeiras, músicas, parlendas, entre outros e, ao final, promover a escrita do poema. “Será um poema coletivo da turma, com a organização do professor, que também poderá ser o escriba”, esclarece Ellen Santa Rosa.

No Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º Ano), os alunos irão trabalhar o tema de forma lúdica, a partir de gêneros textuais diversos, relacionando-o com a semeadura de sementes propriamente dita, uma vez que muitas crianças desse segmento de ensino ainda necessitam recorrer ao concreto para apreender a subjetividade da literatura. Para os alunos do 1º ao 3º ano, a produção do texto será coletiva, já os do 4º e 5º anos produzirão o texto individualmente.

Para o Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º Ano) o tema será trabalhado de forma que os alunos percebam, vivenciem e apreendam a subjetividade da literatura a partir da semeadura de sementes. Ao final, irão escrever o poema individualmente.

Para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o tema será trabalhado de forma lúdica e prazerosa, para que percebam a subjetividade da literatura presente na própria vida, tendo como base gêneros textuais diversos, como músicas, provérbios, poemas, contos, crônicas, disponibilizados pelo Trilha da Leitura.

Após a produção dos poemas, cada unidade escolar fará uma pré-seleção e inscreverá um poema por ano de escolaridade, que deverão ser encaminhados ao projeto Montes Claros na Trilha da Leitura até o dia 7 de junho.

A avaliação dos trabalhos será realizada por comissão julgadora composta pela equipe do Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura e por outros membros ligados às áreas literária, artística e cultural, que irá selecionar um poema de cada ano de escolaridade. “Na análise e seleção dos textos serão observados o atendimento às normas e objetivos do concurso. Além disso, serão analisadas a criatividade, a estrutura, a coerência, a coesão, a adequação da linguagem própria ao gênero poema, dependendo de cada segmento de ensino”, explica a coordenadora.

Os vencedores serão premiados com livros e certificado de participação, e terão seus poemas declamados no Dia de Poesia, comemorado em 2 de julho. “A novidade é que, neste ano, os professores poderão participar e enviar um poema livre, da sua autoria”, completa Ellen Santa Rosa.