Como todas as unidades escolares do Sistema Municipal de Ensino, o Cemei Professora Maria da Conceição de Almeida Costa (Cemei do Cintra) retornou suas atividades presenciais na última segunda-feira, 2 de agosto. Seguindo todos os protocolos e orientações para garantir um retorno seguro às aulas presenciais durante a pandemia, a instituição recebeu não somente as crianças, mas também os pais.
Na ocasião, a diretora do educandário, Ivete Brant Fróes, deu as boas vindas e recepcionou a todos. Em conversa com os pais, ressaltou a importância desse retorno. “Sabemos dos desafios que temos pela frente, mas estávamos ansiosos por esse momento, pois acreditamos que, com os devidos cuidados e em parceria com vocês e toda a comunidade escolar, iremos sair fortalecidos e exitosos nesse 'novo tempo' da educação. Temos que confiar, acreditar e começar!”, disse a diretora.
A supervisora do Cemei, Katia Liliany Oliveira, destacou o trabalho pedagógico proposto para a semana de retorno: “nesta semana, fazendo jus às especificidades e interesses da própria infância e considerando o período de adaptação para muitos, temos que nos reinventar! Fizemos a abertura do trabalho referente à coletânea 'A Matemática nos jogos, brinquedos e brincadeiras'. Na abertura, foi organizada uma pequena apresentação que teve a participação especial da Boneca Emília, interpretada pela aluna da Escola Sônia Quadros, Gabriela Alkimim”.
“Outra atividade que chamou a atenção das crianças foi o patinete do saber: uma brincadeira com letras e números. A professora do primeiro período, Gilmara Silva Fernandes, organizou essa brincadeira que fez muito sucesso com as crianças. Este é um momento que requer muito cuidado, mas também planejamento, pois, independentemente da quantidade de crianças, precisamos prezar pela qualidade, afinal, é um processo de adaptação para todos nós”, completa Katia.
Ainda sobre o retorno das aulas, a professora do segundo período, Célia Aparecida Coutinho, manifestou a sua preocupação inicial com esse novo contexto do ensino híbrido. “Reconheço que não é fácil nos adequarmos a esse modelo de ensino, porque não devemos privilegiar um grupo, ou seja, os alunos que estão no presencial em detrimento ao outro grupo, os alunos que estão no ensino remoto, mas, no decorrer da semana, tudo foi se ajustando e está dando certo”. Em consonância, a professora do primeiro período, Elizete Nunes Lopes, acrescentou: “na sexta-feira o ensino será somente remoto, portanto, nesse dia, iremos aparar algumas arestas, fazer os devidos ajustes e planejar junto à supervisão pedagógica, para novas postagens”.
Mãe de Felipe, do primeiro período da professora Elizete, Ruth Meira de Sampaio Barbosa destacou a importância do retorno das aulas presenciais. “Felipe está muito feliz com o retorno das aulas. Todos os dias ele me cobrava. Para nós, pais, é muito mais prático o ensino presencial, pois ele brinca e convive com os colegas, e com certeza a professora garante o melhor aprendizado”.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025