Cerca de 100 profissionais do Sistema Municipal de Ensino (SME) participam nesta quinta-feira, 16, de uma formação com o objetivo de promover a interlocução das equipes multidisciplinares e o aprimoramento do apoio a crianças com dificuldade de aprendizagem. O curso, realizado na Sede II da Prefeitura de Montes Claros, reúne supervisores, psicólogos, assistentes sociais e psicopedagogos que atuam nas unidades de ensino do município.
A diretora técnico-pedagógica Elisângela Mesquita Silva explica que a SME mantém um programa de formação permanente para garantir a atualização e o aprimoramento de todas as categorias profissionais. “A formação de hoje tem o intuito de promover e incentivar a interloculação dos profissionais de modo que a equipe, ao identificar eventuais dificuldades do aluno, possa requisitar a intervenção do psicopedagogo”, explica.
Durante todo o dia os profissionais irão debater sobre aprendizagem, abordando as estratégias, estilo e metacognição, com reflexões sobre a atuação profissional e sugestões para que o processo ensino-aprendizagem se torne mais efetivo e afetivo.
A psicopedagoga Edvânia Caldeira destaca que a formação é importante para promover uma reflexão sobre como o profissional pode atuar e colaborar com os alunos que têm dificuldade de aprendizagem. “O objetivo do curso é integrar a equipe e alinhar um trabalho para que o aluno possa ser beneficiado com um atendimento de qualidade”, completa.
A psicopedagoga também destaca que a rede municipal avançou muito com a integração da equipe multidisciplinar ao quadro de servidores. “Com essa equipe multidisciplinar é possível perceber o aluno enquanto sujeito que tem dificuldades mas também potencialidades, e o trabalho flui de forma mais leve”, ressalta.
Para Michele, assistente social da Escola Municipal Jason Caetano I, a formação é um momento importante para atualizar os conhecimentos. “É também uma oportunidade de interação com os colegas que atuam em outras escolas, possibilitando o compartilhamento de experiências, o que contribui para qualificar ainda mais o trabalho da equipe”, avalia.
Atualmente, o Sistema Municipal de Ensino de Montes Claros conta com cerca de 1900 estudantes com deficiência matriculados, sendo cerca de 860 crianças com autismo. “É um público muito especial e demanda um trabalho educativo organizado e adaptado para atender às suas necessidades”, observa a secretária municipal de Educação, professora Rejane Veloso Rodrigues.
A secretária destaca a importância de manter um programa de formação permanente dos profissionais que atuam na escola. “Não só para os professores, mas para todos os profissionais, buscando garantir, assim, o desenvolvimento da autonomia dos estudantes e a efetividade do processo educacional”, completa.
Para atender a esse público específico, Rejane Veloso explica que o Município se estruturou e, hoje, oferta serviços especializados para garantir a acessibilidade e a inclusão nas unidades escolares. “O Sistema Municipal de Ensino conta com Auxiliares de Docência, além de Psicopedagogos, Psicólogos, Assistentes Sociais, Tradutores e Intérpretes de Libras, Supervisores Educacionais e Professores que atuam com atendimento educacional especializado para assistir os alunos com necessidades educacionais específicas", conclui.
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