A água é fundamental para a vida dos seres vivos, pois é essencial para a manutenção da natureza, a formação do corpo e a realização de reações químicas. Importante para a natureza manter a umidade do ar, abastecer lençóis freáticos, conservar a vida de plantas e garantir que a Terra seja um local habitável.
Para conscientizar as próximas gerações sobre a importância de se preservar esse bem tão precioso, a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o PELG (Parque Estadual da Lapa Grande), realizou no último sábado, 29, a capacitação de 21 pessoas - diretoras/supervisoras/professores das áreas de Ciências/História/Geografia - das escolas municipais Manoel Pereira do Nascimento, Jair de Oliveira e Afonso Salgado, para o desenvolvimento de projetos educativos utilizando a área do parque, que é um dos grandes responsáveis pelo abastecimento de água do Município.
Neste ano de 2025 serão realizados dois projetos, tendo o primeiro o objetivo de promover atividades educativas para a comunidade escolar com vistas a sensibilizá-la sobre a importância do rio Lapa Grande, que passa pelo Parque Estadual da Lapa Grande. O projeto vai enriquecer a experiência ambiental e estimular a consciência coletiva, colaborando com a preservação ambiental do PELG, promovendo mudanças de hábito e conscientizando os educandos e a comunidade em geral.
O segundo projeto desenvolverá ações de Educação Ambiental e de valorização do patrimônio espeleoarqueológico no Parque Estadual da Lapa Grande Paulinho Ribeiro e nas escolas do entorno, mobilizando e integrando a população regional ao parque, especificamente o público escolar, desenvolvendo um sentimento de pertencimento, conscientização e sensibilização da problemática ambiental e patrimonial. O objetivo é levar as pessoas a tomarem atitudes de conservação, preservação e uso sustentável dos recursos naturais, tornando-as cidadãs coparticipativas da causa ambiental e patrimonial local. Pretende-se ainda desenvolver ações de conscientização patrimonial cultural no PELG, mobilizando e integrando a população regional ao parque, instigando valores culturais e resgates memoriais como meio de garantir a proteção das riquezas espeleológicas, arqueológicas e históricas, além de efetivar o diálogo, interação e participação da sociedade como princípios da conservação ambiental.
Ações a serem desenvolvidas dentro dos projetos:
E. M. Manoel Pereira do Nascimento - Escola sustentável: Implantação de energia solar – Parceria SME/PELG/Empresa de Energia Solar.
- Trabalhar com a escola a questão da produção de energia limpa de modo a fortalecer a consciência ecológica entre estudantes e colaboradores e economizar significativamente os custos de energia elétrica, liberando recursos para serem reinvestidos em melhorias educacionais e infraestruturais.
- Visita ao PARQUE LAPA GRANDE.
- Palestra e visita à Gruta Lapa Grande e à roda d’água do rio.
- Visita à ETA (Estação de Tratamento de Água) MORRINHOS.
E.M. Jair de Oliveira - Implantação de coleta seletiva – Parceria SME/PELG/CSN
- Instalação de lixeiras para destinação de materiais de papel, metal e plástico em um dos muros da escola, de forma que a entrada para depósito dos materiais fique para fora da escola, permitindo que os alunos, servidores da escola e moradores do entorno possam fazer o descarte correto dos materiais nessas lixeiras. Assim que as lixeiras estiverem cheias, o material será recolhido e repassado ao Eco Galpão.
E.M. Afonso Salgado - Resgate Histórico com moradores da comunidade – Parceria SME/PELG/7.5 TV
- Levantamento com as famílias dos alunos e os moradores do entorno da escola sobre fatos/histórias referentes às fazendas que compõem o PELG e pessoas que moravam ou trabalhavam nos locais. Após o levantamento, serão gravados vídeos com essas pessoas, de modo a resgatar fatos importantes sobre a história do local onde atualmente é o parque.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025