Na quinta-feira, 19 de maio, a equipe do projeto Montes Claros na Trilha da Leitura (MCTL), juntamente com a Coordenadoria de Educação Inclusiva (CEI) da Prefeitura de Montes Claros, realizaram, no Centro Cultural Hermes de Paula, o lançamento do livro “Isto Sim! Aquilo não!”, de autoria da coordenadora do MCTL, Éllen Santa Rosa.
O evento foi destinado a psicólogos, assistentes sociais e diretores das escolas municipais, e aberto aos alunos e suas famílias, fazendo parte das atividades da Semana Nacional de Enfrentamento ao Abuso de Crianças e Adolescentes, e contou com variada programação, que incluiu uma mesa redonda interativa sobre o tema, com a autora Éllen Santa Rosa e os psicólogos Rubens Lopes e Antônio Cesar Silva. Na ocasião, também foi feita uma apresentação de teatro sobre a história do livro, realizada pelo MCLT; sorteio de livros; oficina de memória de brinquedos e brincadeiras; e sessão de autógrafos.
“Foi um momento muito significativo, onde abordamos um assunto tão necessário, que é o enfrentamento ao abuso sexual de crianças e adolescentes. A literatura tem o poder de nos afetar, de tocar em assuntos delicados, que mexem com nossas estruturas e que podem se tornar suaves, a partir de uma história. Este é o lançamento do quarto de cinco livros publicados. Agradeço muito a parceria de todos para que a Literatura continue abrindo trilhas e chegando a mais e mais lugares”, comentou Éllen.
Para a coordenadora da CEI do Município, Meirielle Duarte Pereira, o evento “foi muito importante para mostrar que é possível tratar a temática do enfrentamento à violência e ao abuso sexual na escola. Além disso, a educação como mobilizadora do Selo UNICEF atinge todo o público escolar e famílias com a temática, na orientação para prevenir e intervir na violência e abuso sexual, efetuando encaminhamentos mais assertivos”.
O livro
O livro inicia-se com o seguinte questionamento: “Toda brincadeira é legal?” E através de uma aventura na mata, cenário onde ocorre a trama, os bichos do cerrado irão descobrir a resposta: “Nem sempre! Tem brincadeira que não faz bem pra gente! Esta história vai te ensinar que seu corpo é algo muito precioso e pra cuidar bem dele, talvez será preciso sair da brincadeira... Difícil? É mesmo, mas a família pode ser uma grande aliada nessa hora...”.
“Tive uma infância encantada com brincadeiras na rua, banho em rio de água limpa, cercada por uma família numerosa que sempre se reunia para conversar e contar histórias. Desde criança sonhava em ser professora, como a minha mãe. Brinquei de escolinha à sombra das laranjeiras do quintal, tendo primos, irmãos e bonecos como alunos. Sempre acreditei na literatura como canal de diálogo com nossas emoções, ajudando-nos a vencer desafios de forma suave e prazerosa. Assim, este livro se propõe a ser um grande aliado de pais, educadores e todos os envolvidos na educação e proteção à criança contra o abuso sexual, pois oferece informação em meio à magia da literatura. Através de uma viagem pelo mundo dos bichos do cerrado e suas curiosidades, a história traz à reflexão uma situação de violência sexual, muitas vezes camuflada por trás de uma 'brincadeira' ", destaca a autora.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025