Imagem de destaque SENTA, QUE LÁ VEM HISTÓRIA - Trilha da Leitura realiza 1ª oficina virtual de contação de histórias para educadores

SENTA, QUE LÁ VEM HISTÓRIA - Trilha da Leitura realiza 1ª oficina virtual de contação de histórias para educadores

26/04/2021 - 15:51
ASCOM | Texto: Farley Henrique | Fotos: Educamoc | Secretário de Educação: Alessandro Freire

No último dia 13, a turma do Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura realizou a 1ª oficina virtual de contação de histórias para os educadores municipais. O evento teve como objetivo dar sequência ao tema de trabalho proposto no primeiro semestre, “Pedras no caminho – uma leitura literária”, e socializar práticas desenvolvidas pelas instituições educacionais.

Na ocasião, a equipe do Trilha deu dicas de como contar histórias remotamente e apresentou, em vídeo, trabalhos de várias escolas do município. Além disso, a equipe fez um tutorial de como montar vídeos de contação de histórias, no intuito de colaborar com os professores.  

“A cada bimestre, de acordo com a agenda pedagógica anual da Secretaria Municipal de Educação, será ministrada uma oficina de contação de histórias para educadores e, a cada mês, uma oficina para os alunos”, destaca a coordenadora do Trilha, Éllen Santa Rosa.

Além de vídeos e slides, diversos autores foram utilizados para embasar as discussões e trocas de experiências. “Iniciamos a reflexão sobre as pedras no caminho, como a saudade e a dor, presentes na vida de tantas pessoas neste momento de pandemia, constituindo-se em pedras que podem ser ressignificadas através da literatura. Também foi possível perceber a importância das histórias que permeiam a vida do ser humano, ao longo da sua trajetória, tanto escritas quanto orais, através de discussões teórico-práticas, embasadas pela contação de histórias”, explica Éllen.

Durante a oficina
 
Ainda na oficina, a equipe do Trilha da Leitura apresentou o seu mais novo subtema: “No meio do caminho, tinha uma trilha... de leitura!”, que visa incentivar o prosseguimento das atividades, mesmo em distanciamento social, a partir da literatura.

“Sabemos que não está fácil, já estamos há mais de um ano com o ensino remoto. Precisamos nos ressignificar para tornar nossas aulas mais atrativas. Descobrir as trilhas em meio às pedras”, comenta a coordenadora.  

No encerramento do evento, Éllen Santa Rosa contou a história “O homem sem sorte”, que foi encerrada no ponto alto da trama, convidando a todos para descobrirem o final, visitando o canal do projeto no Youtube. Nesse momento, o cantor e compositor Wanderdaik deu acordes finais à oficina com uma música interpretada em libras por Sara Caldeira, da equipe da Educação Inclusiva.