Imagem de destaque "Viagem literária - Um tesouro de mapa!” é o novo tema do Trilha da Leitura

"Viagem literária - Um tesouro de mapa!” é o novo tema do Trilha da Leitura

13/08/2021 - 15:50
ASCOM | Texto: Farley Henrique e Éllen Santa Rosa | Fotos: EDUCAMOC | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

“Viagem Literária – um tesouro de mapa!” é o tema de trabalho do projeto Montes Claros na Trilha da Leitura, da Secretaria de Educação da Prefeitura, para o segundo semestre letivo de 2021. O lançamento da temática aconteceu no último dia 3, em reunião virtual com todos os educadores do Sistema Municipal de Ensino. O novo tema tem como objetivo proporcionar possibilidades de leitura literária em casa e na escola, a partir de ações que oportunizem ao aluno a “realização de viagens literárias imaginárias, a partir da Literatura de Viagem”.   

“A viagem é um dos motivos recorrentes na literatura, considerando que o ato de ler pode proporcionar inúmeras viagens imaginárias. Embora a viagem literária imaginária possa ocorrer sem que necessariamente se utilize a Literatura de Viagem, que consiste nos relatos de viagem com valor literário, o presente trabalho utilizará dos textos de viagem como base para o seu desenvolvimento, de acordo com a coletânea disponibilizada às instituições de ensino”, comenta a coordenadora do Trilha, Éllen Santa Rosa.

No primeiro semestre, com o tema “Pedras no caminho: uma leitura literária”, o Trilha da Leitura oportunizou, ao longo de quatro meses, a ressignificação da pedra da pandemia com atividades de reflexão sobre o tema, convidando os alunos para refletirem e escreverem sobre as pedras do seu próprio caminho. Agora, com o “Viagem Literária”, proposto em consonância com o tema da Educação Infantil ("Viagem Virtual"), o desenvolvimento do trabalho se dará por segmentos de ensino, onde cada um deles abordará a nova temática de acordo com as orientações gerais deste projeto, podendo enriquecê-las com estudos mais aprofundados, bem como com outras literaturas, atividades, recursos didático-metodológicos e tecnológicos.  

“Para subsidiar o trabalho, cada escola receberá, via e-mail, uma coletânea de textos literários contemplando a Literatura de Viagem, como poemas, contos, crônicas, entre outros, referentes ao tema proposto, bem como orientações para o trabalho virtual com os mesmos. Além disso, uma cópia dos textos será disponibilizada para as instituições educacionais, para que o trabalho também possa ser realizado de forma física, considerando que o ensino ocorre, neste período, de forma híbrida”, explica Éllen.

Como já é de costume, ao final do trabalho os alunos serão convidados a escrever em um "Diário de Bordo", comum a todos os segmentos, sobre todo o trabalho desenvolvido ao longo do projeto.